“Se as pessoas cumprirem o seu papel, a crise tende a cessar antes”, afirma Caropreso

Por: Elissandro Sutil

01/04/2020 - 09:04 - Atualizada em: 01/04/2020 - 10:11

Estamos vivendo uma pandemia e, nesse momento, é importante nos atentarmos para diversos aspectos, seja de saúde, segurança ou logística. Santa Catarina tem se destacado e, de acordo com o neurologista Dr. Vicente Caropreso, o Governo, por exemplo, tem sido coerente, seguindo orientações técnicas, agindo com transparência e ajustando medidas.

Para ele, a crise é complexa, ameaçando a estrutura financeira e física. Porém, ele acredita que as ações da Secretaria de Estado da Saúde têm sido relevantes e ressalta que está havendo preocupação em dotar os hospitais de condições para atender a demanda prevista.

Ex-secretário de Estado da Saúde reforça determinações da Saúde Pública

Como ex-secretário de Estado da Saúde, Caropreso afirma que tem atendido lideranças do Estado preocupados com material tipo EPIs, respiradores e também recursos humanos da saúde. “São líderes que me consultam como médico, e tenho ressaltado a importância de cuidados pessoais e respeito às determinações da Saúde Pública. Tenho visto uma mobilização muito grande das prefeituras da região e também atitudes de pessoas físicas e jurídicas fazendo doações, isto certamente fará a diferença” ressalta.

Segundo Caropreso, em Santa Catarina, há uma esperança num achatamento da curva de crescimento dos casos de coronavírus, mas esses dados só poderão ser prognosticados com os resultados do isolamento determinado pelo decreto do Governo do Estado. “O importante é que estamos no caminho certo, agindo conforme a ciência manda” pontua.

Foto: Matheus Wittkowski

Isolamento pode ter custo alto mas é eficaz

O médico ainda afirma que, se as pessoas cumprirem o seu papel, a crise tende a cessar antes. Confinamento tem custo alto, mas cientificamente é o que há de melhor. Além disso, ele acrescenta que deve-se lembrar que existe a missão de manter em funcionamento hospitais com equipamentos e profissionais de saúde treinados.

Os medicamentos estão sendo testados e o Dr. Vicente aponta que ainda não há a certeza da eficácia. Para os empregos e a produção ser reativada, ele acredita que será necessário muita criatividade e também auxílio por parte do Estado.

“Já em termos de medicina, me preocupo com a segurança dos profissionais da saúde. Se um adoece, ficará fora da linha de frente. Os abalos emocionais, familiares, financeiros, profissionais certamente deixarão marcas e a solidariedade tem que ser a palavra de ordem” reforça.

Caropreso enfatiza que a cooperação entre o povo, incluindo a educação, cidadania, sociedade civil organizada, política, governo, justiça, é o que dará forma ao resultado que todos querem. Para ele saúde não tem partido, e para esta solução o Brasil precisamos de uma só voz a favor da vida.

Sobre o especialista

O Dr. Vicente Caropreso (CRM-SC 3463 e RQE 618) atende no centro de Jaraguá do Sul. É médico neurologista desde 1983, voluntário da Apae de Jaraguá do Sul. É referência estadual dos Agravos Epidemiológicos Botulismo e Doença de Creutzfeld-Jacob (DCJ) e é médico honorário do Hospital e Maternidade São José.