Saiba mais sobre a prostatite, a doença inflamatória da próstata

.

Por: Elissandro Sutil

11/02/2021 - 06:02 - Atualizada em: 11/02/2021 - 10:19

A próstata é o órgão do aparelho reprodutor masculino responsável, principalmente, por produzir o líquido ejaculatório. Ela tem o tamanho e o formato de uma noz e fica embaixo da bexiga e atrás do reto, envolvendo uma porção da uretra, a estrutura que leva a urina da bexiga através do pênis.

A prostatite é uma doença inflamatória da próstata que afeta homens adultos e, mais raramente, meninos pré-adolescentes. Existem diferentes tipos de prostatite e ela pode apresentar diferentes conjuntos de sintomas, cada um com causas, manifestações e sequelas próprias.

De acordo com o urologista, Dr. Lucas Galdino, existem a prostatite bacteriana crônica e aguda, que são sempre causadas por uma infecção bacteriana na próstata e está relacionada a infecções do trato urinário (infecções urinárias).

“A bacteriana aguda é uma doença febril com início repentino e que apresenta sintomas gerais e do sistema urinário bastante marcantes”, explica.

Já a bacteriana crônica evolui de modo mais lento e é caracterizada por infecção urinária de difícil tratamento. A infecção é causada pela permanência da bactéria causadora da doença no líquido produzido pela próstata, apesar do tratamento com antibióticos.

Sintomas

Na prostatite bacteriana aguda, os sintomas são febre alta e repentina, mal estar geral, calafrios, dores nas costas, nos músculos, nas articulações e no períneo.

O urologista Dr. Raphael Lahr salienta que o paciente também sente dor ao urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia e durante a noite, urgência miccional (vontade de urinar difícil de segurar) e há também dificuldade em esvaziar completamente a bexiga.

“Ela pode, eventualmente, levar à formação de abscesso prostático. A maioria dos casos de abscesso prostático ocorre em homens na faixa dos 50 a 70 anos. Uma vez que o abscesso é diagnosticado, o tratamento consiste em antibióticos e em drenagem adequada do abscesso. A maioria dos abscessos prostáticos é curada sem recorrências ou sequelas graves quando o diagnóstico e o tratamento são adequados.”

Na prostatite bacteriana crônica, os sintomas são parecidos, mas, sem febre. Ele pontua que também ocorre dor ao urinar, necessidade de urinar mais vezes, principalmente à noite. Os pacientes sentem dores nas costas (regiões baixas), no períneo e nos genitais. Podem ocorrer dores após a ejaculação e saída de sangue no esperma.

Tratamento

Os especialistas afirmam que o tratamento varia de acordo com o tipo de prostatite. Na bacteriana aguda, é feito à base de antibióticos por no mínimo 14 dias. Dois tipos de pacientes necessitam de internação: os que tiverem que fazer o tratamento por via endovenosa e os que apresentarem obstrução intensa da urina.

Nos casos de bacteriana crônica, o tratamento com antibióticos é mais longo: 3 a 12 semanas. Aproximadamente 75% dos pacientes melhoram com este tratamento. Às vezes os sintomas voltam e um tratamento com antibióticos é necessário outra vez. Para os casos em que a doença não responde ao tratamento, um tratamento em longo prazo, com baixas doses de antibióticos, alivia os sintomas.

“Em raros casos, a cirurgia da uretra e da próstata é recomendada. Para evitar a doença os principais fatores são higiene, uso de preservativo relações sexuais, manter os exames da próstata em dia, tomar bastante liquido”, finaliza Dr. Lucas.

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Dr. Lucas Sfier Galdino tem experiência em endourologia, laparoscopia, transplante renal, ultrassonografia do aparelho genito-urinário e biopsia de próstata guiada por ecografia. O Dr. Raphael Lahr possui especialização em cirurgias endourológicas e laparoscópicas.

Eles atendem no Uro Centro em Jaraguá do Sul, espaço especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica funciona no Centro de Jaraguá do Sul. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fanpage Uro Centro Jaraguá.