Programa de prevenção ao câncer de pulmão

Por: Elissandro Sutil

11/03/2020 - 06:03 - Atualizada em: 11/03/2020 - 16:21

Mestre em cirurgia torácica, o médico Giovani Mezzalira trará um programa de prevenção contra o câncer de pulmão já utilizado nos grandes centros, chamado de rastreamento do nódulo pulmonar.

O especialista deseja implementá-lo também no SUS com apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, o que já faz em sua clínica para particulares, e convênios.

A iniciativa vem ao encontro de medidas internacionais onde a precaução é uma realidade na rede de saúde. “O objetivo geral é auxiliar e otimizar os atendimentos”, diz.

Já o objetivo específico é implantar a conscientização do diagnóstico precoce, informando a população e os próprios médicos quem são as pessoas indicadas para entrarem no programa de prevenção e acompanhamento.

Isso porque, segundo ele, muitos desconhecem as atuais medidas para encontrar uma doença no seu estado inicial com maior chance de cura. “Ainda quando muito, fazem um simples Raio X”, frisa.

O grande diferencial para que o programe funcione é selecionar uma parcela da população que apresente maior risco de desenvolver a doença e implementar acompanhamento com tomografia com metade da dose de raios, para evitar as complicações da radiação.

Para isto, é fundamental que se saiba os fatores de risco. Com o programa de rastreamento, a porcentagem de morte diminuiu, conforme dados científicos. Com base nestes resultados, o especialista assegura que poderá mudar o drama do diagnóstico tardio no câncer de pulmão.

Dr. Mezzalira afirma que esta ação é seu principal trabalho em Jaraguá do Sul e região.

Mortes em SC

Dados do IBGE indicam que o câncer de pulmão foi a causa da morte de 1.376 pessoas em Santa Catarina em 2016. O número de casos cresceu de forma gradativa e é 52,7% maior do que o registrado há dez anos.

Já em Jaraguá do Sul, essa foi a doença que mais matou em 2016, seguida de câncer de estômago.

Tabagismo

De acordo com o médico, o tabagismo é, também, a principal causa de morte por câncer em homens, e a segunda principal em mulheres no Brasil.

“Parar de fumar pode reduzir o risco. Após 10 anos sem fumar, afasta a possibilidade de desenvolver a doença em até 50%”, diz, acrescentando que a estimativa de novos casos, no Brasil, para os próximos anos, está em mais de 30 mil ocorrências entre homens e mulheres.

Características do grupo de risco

  • Idade entre 40 e 75 anos;
  • Fumantes ativos – 20 maços de cigarros ao ano, ou mais;
  • Aqueles que pararam de fumar por um período menor que 15 anos;
  • Histórico de câncer na família;
  • História de câncer anterior;
  • Exposição aos agentes inalatórios nocivos/químicos no trabalho;

As ações previstas

  • Execução com maior assiduidade das medidas de combate ao fumo com acompanhamento médico e multidisciplinar;
  • Palestras em âmbito geral;
  • Tomografias com metade da dose por períodos a se estabelecer de forma personalizada;
  • Acompanhamento de nódulos pulmonares, no caso da mudança do comportamento nas análises tomográficas que podem variar de 3 em 3, 6 em 6 meses e até anual, podendo, assim, indicar o melhor diagnóstico e tratamento, oportunizando a maior curabilidade.

Onde atende

O Dr. Giovani Mezzalira (CRM 8611) atende na Clínica Toracopulmonar, na rua João Planincheck, 1990, sala 513, no Jaraguá Esquerdo. Para mais informações sobre a clínica, acesse o site. Acompanhe também pelo Facebook e Instagram.