Inovações na Pós-Graduação: colocando o conhecimento em prática

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

21/01/2021 - 16:01 - Atualizada em: 21/01/2021 - 16:17

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto SEMESP, em 2019, antes da pandemia, o potencial de crescimento das pós-graduações no Brasil já era grande. Os cursos de especialização ampliaram espaço após o início da crise de 2015, tanto na modalidade presencial quanto EAD. Entre 2016 a 2019, o número de matrículas na pós-graduação lato sensu aumentou 124% na modalidade EAD.

Em 2020, em função da pandemia, muitos que perderam o emprego ou que estavam inseguros em função desta, procuram a qualificação profissional para continuarem competitivos ou buscar novas alternativas – afirma Adriano Albano – Diretor da Unicesumar.

Quem vive a educação em tempos digitais sabe que a aprendizagem na prática é uma das formas mais eficazes de desenvolver competências e habilidades exigidas pelo mercado. O conceito de “aprender fazendo” foi resgatado pela Unicesumar que, em sua metodologia de ensino dos seus 100 cursos de Pós-Graduação.

“Ensinar conteúdos aos quais os estudantes possuem facilmente acesso na internet não é um diferencial. É preciso agir e levar o conhecimento para a prática. Não há espaço para um modelo educacional em que estudantes do século XXI são ‘ensinados’ por professores do século XX, com práticas do século XIX”, explica Albano.

TCC agora é Learning By Doing

Muitas pessoas desconhecem, mas a portaria publicada pelo MEC em 06 de abril de 2018 tornou optativa a exigência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em cursos de pós-graduação latu sensu. Na EAD Unicesumar, o TCC foi substituído pela disciplina Learning by Doing (aprendendo na prática), que proporciona agora, aos estudantes, prática, experiência e vivência de mercado. O objetivo é: menos conteúdo, mais experiência.

Metodologias ágeis

Neste modelo de ensino, o estudante ocupa a posição de protagonista do seu próprio aprendizado, pois, confere a capacidade de acessar informações, conectar-se a pessoas, tomar decisões e aprender, em qualquer hora e em qualquer lugar. O material didático é composto por diversos recursos: videoaulas dinâmicas, e-books interativos e podcast.

Matriz flexível

Escolher as disciplinas que mais convém com seus objetivos profissionais já é uma realidade. Na Pós-Graduação da Unicesumar, das 10 disciplinas estudadas, cinco são obrigatórias e cinco optativas. Além disso, em sua organização pedagógica, o aluno tem a possibilidade de concluir o curso em no mínimo oito meses, ou no máximo em 24 meses.

Ciclo de Aprendizagem Dinâmico

  • Disciplina (pesquisa sobre a temática escolhida)

  • Foco (interesse em aprofundar o tema escolhido)

  • Pensamento crítico (seleção de um método).

  • Autonomia, interpretação e criatividade (proposição da inovação, ideia ou solução)

  • Reflexão, concentração e confiança (apresentação do projeto construído)

Acesse: www.unicesumar.edu.br/ead e conheça as 100 opções de pós-graduação da EAD Unicesumar, nas áreas de Alimentos e Bebidas, Ambiental, Direito, Educação, Inovação e Criatividade, Moda e Design, Negócios, Saúde, Social, Tecnologia e Teologia.

Onde encontrar

Para conhecer a plataforma, acesse plug.unicesumar.edu.br. A unidade da Unicesumar de em Jaraguá do Sul, está localizada na Rua Barãodo Rio Branco, nº340, Contato: (47) 3084-0484 e whatsapp (47) 99237-6155. Ou acesse o Facebook @unicesumarjaraguadosulsc, para ficar por dentro das novidades.