Gastronomia pelo mundo! Conheça as comidas típicas da República Tcheca

Por: Elissandro Sutil

02/04/2021 - 14:04 - Atualizada em: 31/03/2021 - 16:18

Para descobrir um pouco mais sobre a história e personalidade de um país, nada mais certeiro que provar sua comida típica. A República Tcheca é um pequeno país no centro da Europa e logicamente, recebe influências gastronômicas dos países vizinhos, como Alemanha, Áustria e Hungria.

É muito fácil encontrar nos restaurantes pratos com a combinação germânica: carne de porco, repolho e batatas e bife de porco à milanesa que também é muito popular nos países vizinhos. Mas talvez o prato mais tradicional seja o “goulash”, prato principal da cozinha húngara mas que aparece em todas as sessões dos cardápios de comida tcheca e que tem o preparo um pouco diferente.

Guláš

O prato é composto por carne de panela, servida com molho e knedlíky (massa de pão ou batata, cortada em fatias médias e depois pré cozida em água fervente por breves minutos). Especialistas gastronômicos defendem que o guláš servido na República Tcheca é diferente do húngaro, dando origem a um prato próprio tcheco. A diferença mais básica entre os dois tipos de guláš é que, na versão tcheca, a carne cozida é servida com molho feito a à base de farinha e na Hungria, geralmente, é mais servido como sopa.

Foto divulgação

Pivo

A cerveja por lá é chamada de Pivo. É impossível falar da República Tcheca sem falar de cerveja. É o país que mais consome cerveja no mundo, com uma média de 148,6 litros de cerveja por ano, por pessoa. Para se ter uma ideia, a cerveja é mais barata que água no supermercado. A marca mais tradicional encontrada é a Kozel, que significa bode em tcheco e é o símbolo da marca.

Foto divulgação – Kozel

Trdelník

A sobremesa mais comumente encontrada nas ruas de Praga, capital da República Tcheca, é um um pão doce, assado lentamente em um espeto grosso como se fosse um churrasco. Entre os sabores doces, é possível encontrar as versões com castanhas, strudel de maçã com chantilly, sorvete, chantilly com morangos ou de chocolate.

Foto divulgação