Está difícil digerir 2020?

Por: Elissandro Sutil

08/07/2020 - 06:07 - Atualizada em: 08/07/2020 - 09:22

Você sabia que as nossas emoções e a forma como lidamos com elas podem estar relacionadas a algumas doenças gastrointestinais? As alterações do eixo cérebro – gastrointestinal consistem em um grupo de sintomas recorrentes em abdome superior e inferior, na ausência de alterações em órgãos que possa ser visualizado em exames endoscópicos e de imagem, ou exames bioquímicos (de sangue) que justifiquem a sintomatologia.

De acordo com a gastroenterologista Dra. Bruna Canfield, apesar de benignidade do quadro, afeta significativamente a qualidade de vida.

Sintomas

A médica explica que os sintomas mais comuns em abdome superior são os de dispepsia, e consistem em epigastralgia (dor de estômago), saciedade precoce e plenitude pós prandial (estufamento).

“A síndrome do intestino irritável se manifesta normalmente em dor em abdome inferior, mudança do padrão das fezes para apenas diarreia, constipação, ou misto dos dois últimos”, destaca.

Causa

Ainda não é conhecido o exato mecanismo de como as emoções e o estresse afetam o sistema gastrointestinal, porém sabe-se que nessas situações emocionais ocorre maior secreção ácida gástrica, podendo justificar epigastralgia (dor de estômago).

Outras alterações que podem ocorrer são as alterações de motilidade gastrointestinais (aumentando ou diminuindo a velocidade do trânsito intestinal, que pode gerar constipação ou diarreia), hipersensibilidade visceral (o que justifica o limiar reduzido para dores), alterações de microbiota intestinal e de células imunes.

Foto: Matheus Wittkowski

Diagnóstico

O diagnóstico nesses casos é essencialmente clínico. A Dra. Bruna pontua que durante a conversa com o paciente em consultório observa-se que os fatores emocionais muitas vezes predispõem os sintomas.

De acordo com a idade do paciente, comorbidades, histórico familiar e fatores de risco alguns exames como endoscopia digestiva alta, exame de imagem ou de laboratório, podem ser solicitados com o objetivo de afastar a possibilidade de doenças orgânicas, porém os resultados são normais.

Tratamento

Explicar a benignidade do quadro para o paciente é essencial. “Alguns medicamentos são muito úteis para o alívio dos sintomas, e a escolha é individualizada de acordo com a queixa clínica. A melhora de hábitos alimentares e o acompanhamento com psicólogos exercem efeitos muito benéficos”, finaliza.

Sobre a especialista

A Dra. Bruna Luiza Zonta Ximenes Canfield (CRM 16899 e RQE 13793) é formada em gastroenterologista e clínica geral. Ela atende na ClíniCanfield, que fica na Policlínica, no centro de Jaraguá do Sul. Atende consultas nas áreas de clínica geral e gastroenterologia, e realiza exames de Endoscopia digestiva alta. É médica formada pela Universidade do Vale do Itajaí, com residência médica nas cidades de Campina Grande do Sul e Joinville.