Empresárias criam cafeteria especial para empregar pessoas com deficiência em Jaraguá do Sul

Foto Joly Fotografia/Divulgação

Por: Elissandro Sutil

21/10/2019 - 16:10 - Atualizada em: 21/10/2019 - 17:05

A palavra “inclusão” significa adicionar pessoas em ambientes e grupos que não faziam parte. Incluir é um ato de igualdade e todos têm direito de serem aceitos sem sofrer preconceito ou discriminação. E foi justamente do desejo de promover mais inclusão que nasceu uma bela história de empreendedorismo em Jaraguá do Sul.

Do sonho das professoras Margareth Ripp, de 48 anos, e Claudia Robertha de Arrazão, 36, surgiu a Bem-Me-Quer Cafeteria e Doceria Especial, que tem cunho social, com o objetivo de contratar pessoas com deficiência.

Foto Joly Fotografia/Divulgação

Inaugurado há poucos dias, o local tem um ambiente acolhedor, onde os clientes são recebidos com espontaneidade e amor. Tem como essência as pessoas e a geração de aprendizado para ambos: pessoas com e sem deficiência.

A ideia do negócio surgiu em junho de 2019. Em um café da tarde, Margareth – que também é mãe de uma aluna da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) -, lançou a proposta de abrir a cafeteria com Claudia.

Clique nas setas ao lado para ver a galeria de fotos!

A Bem-Me-Quer oferece lanches, doces, salgados bolos, cafés e sucos, além de opções sem glúten e lactose. Em breve também terá serviço de coffee break corporativos e, futuramente, espaço para realizar festas de aniversário.

“Nosso objetivo é ter serviços de qualidade, com um espaço agradável e aconchegante para tomar café, com o diferencial de ser atendido por pessoas com limitações. Queremos mostrar que há espaço para todos no mercado de trabalho e que a inclusão é possível quando existe amor e dedicação”, explica Margareth.

Unidas por uma causa nobre

Professoras por formação e por paixão, Margareth e Claudia sempre tiveram o sonho de empreender, agarrar novos desafios. Assim que se encontraram souberam que a parceria traria frutos.

Foto Joly Fotografia/Divulgação

Natural de Blumenau, mas pomerodense de coração, Margareth se mudou para Jaraguá há três anos com a família. É formada em pedagogia e mestre em educação. Nos últimos 30 anos trabalhou em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora.

Claudia é de Guaramirim, e em 2018 mudou-se para a cidade. Ela é pedagoga e educadora física com pós-graduação em Educação Especial e Práticas Inclusivas. Em 2006 entrou na APAE de Jaraguá do Sul, onde foi professora, orientadora, coordenadora e, nos últimos três anos, diretora da entidade.

Foto Joly Fotografia/Divulgação

Unindo as experiências de vida, agora elas sonham alto, com a possibilidade de oferecer muitas oportunidades. “Gostaríamos de poder empregar todas as deficiências possíveis, mostrando através do nosso empreendimento que as limitações fazem parte da vida de qualquer pessoa, e que não se pode limitar ninguém”, comenta Claudia.

Para quem está iniciando no empreendedorismo, o desafio é grande, afinal tudo é novidade e requer determinação, muitas vezes conciliando com outras atividades. É o caso de Margareth, que tem dois empregos e ainda arrumou tempo para empreender com a amiga.

“Estamos cheias de expectativas, e agora precisamos entender o empreendedorismo, no qual você toma muitas decisões todos os dias e sente frio na barriga com relação ao incerto. Como pedagoga, compreender o mundo dos negócios tem sido um enorme aprendizado e, sem dúvida, o maior dos desafios”, diz Margareth.

Outro obstáculo das novas empresárias é a parte financeira, pois os investimentos são altos, principalmente quando o foco é ser completamente adaptado às pessoas com deficiência.

“Ter um espaço totalmente inclusivo dá um trabalhão danado. As empresas que contratamos ainda não estão totalmente preparadas para isso; sabemos o que a pessoa com deficiência necessita, mas o mundo à nossa volta não”, acrescenta Claudia.

Foto Matheus Wittkowski

Saiba mais sobre a Bem-Me-Quer:

  • Produtos oferecidos no local? Lanches, doces, salgados bolos, cafés e sucos, além de alimentos na linha sem glúten e sem lactose.
  • Tem opções veganas? Sim, assim como produtos sem glúten e lactose, integrais e pães com fermentação natural.
  • Horários de atendimento? de terças a sábados das 10h às 19h e domingos das 14h às 20h.
  • Faz entrega? Inicialmente fará entrega nas proximidades, para mais tarde expandir
  • Aceita encomenda? Sim!
  • Lotação máxima? 65 pessoas
  • Recebe/promove eventos? Um dos serviços será o coffee break corporativo e futuramente terá espaço para festas de aniversário.

Onde encontrar

Rua Walter Marquardt, 697, no bairro Barra do Rio Molha, em Jaraguá do Sul. Acesse a página da cafeteria no Facebook e Instagram e fique por dentro das promoções e novidades.

Foto Joly Fotografia/Divulgação