Dr. Marcos Martins fala sobre benefícios das lentes de contato

.

Por: Elissandro Sutil

29/04/2021 - 07:04 - Atualizada em: 29/04/2021 - 11:45

Se você não usa lentes de contato, com certeza conhece alguém que usa. As lentes de contato são órteses ópticas colocadas diretamente sobre a superfície do olho que possuem formato adequado para se acomodar na córnea de forma confortável.

Vários materiais já foram usados na fabricação dessas lentes. Atualmente, os materiais mais modernos são os de silicone hidrogel – chamadas de gelatinosas – que integram conforto e maleabilidade. Existem também as lentes rígidas gás-permeáveis para córneas irregulares com ondulações ou cicatrizes.

Como funcionam?

De acordo com o oftalmologista e retinólogo, Dr. Marcos Henrique Martins, as lentes de contato funcionam exatamente como as lentes dos óculos, tendo o grau necessário para a correção da visão do indivíduo.

“Como nos óculos, é a diferença de curvatura entre a superfície anterior e posterior das lentes que forma o grau, e essa curvatura é confeccionada na fabricação da lente”, explica.

O especialista pontua que a lente de contato é uma ótima opção para a correção da visão em usuários de óculos. Ela propicia uma visão, na maioria dos casos, tão nítida quanto as dos óculos e permite liberdade de movimentos e leveza no rosto.

“O uso mais simples é de jovens com miopia que desejam fazer atividades ao ar livre, mas também servem para todos os outros tipos de grau e diferentes idades”, exemplifica.

Isso porque, como estão em contato com os olhos, não trazem aberrações ópticas periféricas, reflexos e mudanças no tamanho da imagem como ocorre com os óculos, essa característica é particularmente importante para pessoas com graus altos ou com diferença de grau entre os olhos.

Outro benefício é para mulheres que desejam se maquiar sem utilizar os óculos para enxergar os detalhes do rosto e, posteriormente, para que possam estar maquiadas sem os óculos taparem a face.

Da mesma forma, usuários de óculos que irão se submeter a alguma cirurgia na face e não poderão fazer uso de óculos durante o pós-operatório podem adaptar lentes de contato.

Restrição ou contraindicação

Contraindicação às lentes de contato são raras: o motivo mais comum de proibição de uso da lente é a irritação ocular, pois quando o olho está inflamado, a lente pode piorar a situação. A alergia à lente é rara, o mais comum é um desconforto aos produtos de higiene das lentes.

Mitos

Existem vários mitos sobre o uso de lentes de contato, o Dr. Marcos pontuou alguns deles:

  • É difícil de adaptar e dá trabalho: é comum a pessoa acreditar que não vai conseguir se acostumar ou manusear a lente mas, a pessoa passa por um processo de adaptação. As lentes são extremamente confortáveis e em curto período de tempo e com um pouco de assistência é possível dominar a habilidade colocar e retirá-la dos olhos;
  • Corrigem menos a visão que os óculos: a lente bem adaptada tem o mesmo potencial de correção que os óculos. Em graus altos ou em pacientes com diferença de grau entre os olhos a lente de contato pode proporcionar melhor visão e conforto que os óculos;
  • São mais caras que óculos: as lentes de contato são bastante acessíveis hoje em dia. Os óculos têm maior durabilidade e as lentes de contato têm prazo para descarte e precisam de produtos para higienização. Porém, um óculo quebrado é mais caro de substituir do que uma lente descartável perdida;
  • É só para pessoas que usam óculos o tempo todo: quem usa óculos apenas para dirigir pode se beneficiar de lentes de contato para o mesmo fim, ou quem usa óculos apenas para perto pode também. Essa situação é muito confortável para pessoas que querem praticar academia e desejam ler o celular sem necessitar fazer o uso dos óculos;
  • Fazem mal para os olhos: as lentes são bastante seguras se respeitados os cuidados adequados. Algumas pessoas têm a preocupação de que possam prejudicar a superfície ocular ou formar um calo nos olhos, mas isso não acontece. Dormir com as lentes é desaconselhável devido ao risco de contaminação e obstrução da oxigenação da córnea;
  • Apenas jovens míopes podem usar: parcela de usuários de lente de contato que mais cresce é entre os adultos présbitas que usam óculos para leitura;
  • A lente de contato pode ir para trás dos olhos: esse é o mito mais curioso, muitas pessoas têm medo da lente escorregar por dentro da pálpebra e se alojar por trás dos olhos, mas isso é impossível. A conjuntiva, a pele fina dos olhos, é fechada em todos os lados;
  • Não pode passar maquiagem usando lentes: pelo contrário, a lente permite que a maquiagem do rosto apareça e esse é um bom motivo para usar lentes de contato.

Curiosidade

A história das lentes de contato já tem mais de um século. As primeiras referências bem documentadas sobre a possibilidade do uso de lentes em contato com os olhos foi do gênio criativo Leonardo da Vinci, no início do século XVI, que ilustrou em seus famosos cadernos um conceito de
lente de contato.

Em 1888, o oftalmologista alemão Adolf Gaston Eugen Fick fez o primeiro uso funcional de uma lente de contato, ele utilizou uma lente grande de vidro, maior que a própria córnea, que se apoiava na conjuntiva.

 

Sobre o especialista

O Dr. Marcos Henrique S. Martins (CRM 19639 e RQE 11168) atende no Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul – Unidade Sadalla Amin Ghanem. É Oftalmologista Retinólogo formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com residência médica em Oftalmologia (2008) e Fellowship em Retina e Vitreo (2010), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Também é membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo e certificado pelo International Council Ophthalmology.