“Visitas virtuais” têm sido uma opção para pacientes internados na UTI

Por: OCP News Criciúma

01/04/2020 - 21:04 - Atualizada em: 01/04/2020 - 21:39

No Hospital São José, em Criciúma, pacientes com demais quadros de saúde, não sendo síndrome gripal, podem ter apenas um acompanhante, desde que seja uma pessoa com idade entre 18 e 60 anos, sem doenças crônicas ou agudas.

As visitas para pacientes internados estão suspensas desde o dia 18 de março devido a pandemia, até que, a situação vivida atualmente, devido ao Covid-19, seja normalizada.

As medidas tomadas significam cuidado, visando a melhora rápida, reestabelecimento do paciente internado e, principalmente, que se evite a proliferação do vírus.

Para amenizar a situação, especialmente de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) do hospital, o comitê interno de combate ao coronavírus resolveu criar uma nova estratégia para visita: a virtual, para os pacientes das UTI’s, que estejam lúcidos, de diversas patologias.

Por meio de tablets

A chamada acontece por meio de tablets fornecidos pelo próprio hospital e tem sido uma excelente solução.

Antes da chamada virtual, para o responsável pelo paciente, o médico que cuida do estado de saúde das pessoas internadas faz uma ligação para repassar todas as informações sobre o paciente.

Após a ligação é que se inicia o processo de videochamada.

Desta forma, um técnico da própria unidade toma todas as precauções e medidas necessárias para que o paciente possa receber esta ligação.

Tudo é verificado com muito critério e cautela.

Logo depois, um comunicado é enviado para a família via WhatsApp avisando que, em breve, a chamada será realizada.

Assim feito, a família respondendo que sim, dá início ao processo para que o familiar possa ver como está seu parente internado.

“Entendemos que este tipo de situação não deve ser fácil para ninguém, sabendo que um familiar seu está doente, na UTI, e não pode fazer visita? Isso é doloroso para quem está do outro lado. Por mais amor e cuidado que os pacientes recebam, ter o carinho da família sempre dá um alento. Por isso resolvemos promover estas visitas e realmente o paciente reage muito bem. A gente se emociona, mas eles ficam com um ânimo maior. Está sendo muito importante neste momento”, comenta a enfermeira responsável pelas UTI’s do HSJosé, Mariana Freitas Comin.

A ação faz parte do trabalho de humanização da entidade, que busca todos os dias tratar os pacientes e ajudar no processo de recuperação dos internados, mas, acima de tudo, trazer conforto às pessoas internadas neste momento tão delicado e a seus familiares também.

O primeiro paciente que pode ver sua família é morador de Braço do Norte.

De acordo com a filha, foi um momento muito especial.

“O momento foi muito importante para família e para ele como paciente, pois também não tinha notícias da gente, por estarmos em casas separadas, devido ao isolamento social. A gente sabia que ele estava muito bem cuidado, mas não tinha notícias da família e nem de minha irmã, que foi com ele para o hospital. A primeira coisa foi querer saber como ela estava e como minha mãe estava também. A chamada por vídeo, ainda na UTI, acontecia uma vez por dia. As duas primeiras foram com minha mãe e, depois já no quarto, com minha filha, aí ele já estava bem melhor se recuperando. Pode ver as netas e tudo. Creio que se não fosse a iniciativa do hospital e a tecnologia, não sei, toda esta situação mexe com nossa saúde mental, a ansiedade fica a flor da pele”, completa a filha.

O paciente ficou na UTI do HSJosé por cinco dias, recebeu alta e foi encaminhado para clínica de internação.

Dois dias após, recebeu alta do hospital e está bem, em casa, no processo de recuperação.