Vídeo: paciente internado recebe visita especial do cavalo de estimação em Santa Catarina

Foto Reprodução

Por: Elissandro Sutil

03/12/2019 - 16:12

Uma visita “surpresa” fez a alegria de pacientes, médicos e funcionários do Hospital São José, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, nesta terça-feira (3). Em especial, a de um paciente.

Há 50 dias em internação, o aposentado Salésio Floriano, 67 anos, pôde finalmente se reencontrar com um dos seus melhores companheiros de vida: o cavalo Pachola.

Com dificuldades na fala por conta de um procedimento médico, é a neta de Salésio, Samantha Floriano, 22 anos, que conta a história. Desde sempre, recorda Samantha, que o avô teve bichos, como cavalos, gado e vaca de leite.

“A mãe diz que com três anos de idade eu já andava a cavalo sozinha por causa do vô. Meu primeiro cavalo foi ele que deu, sempre incentivando todos os netos”, relembra Samantha.

Nem mesmo o horário puxado de trabalho, quando frentista, impedia Salésio de cuidar dos seus animais. Trabalhando das 23h30 às 6h, ele ainda dividia parte do tempo de descanso para se dedicar à bicharada.

Há cerca de dez anos, Salésio comprou o cavalo Pachola de seu sobrinho. No começo, até mesmo Samantha, acostumada a montar desde pequena, tinha medo de Pachola, que era um cavalo nervoso.

“Daí o vô foi indo com jeito, amansando, dava uma paçoquinha, alguma coisa para ele, e com jeito, assim, ele ficou hoje em dia um cavalo que até criança pode montar”, revela a neta.

O reencontro

O amor de Salésio aos animais e à Pachola, especialmente, não pode deixar de ser percebido pelos médicos e profissionais do Hospital.

“Eu dei a ideia quando ele estava aqui há umas duas semanas. Falei para a psicóloga que nos atende que ele tem um cavalo, ‘quem sabe a gente traz o cavalo e não anima ele?’, e ela respondeu ‘então, pode ser’. Aí pensei que, capaz, não vai acontecer”, conta Samantha.

Foi então que uma mobilização começou no Hospital. O São José tem uma ação chamada Dia do Desejo.

Por ela, a equipe de saúde se envolve para realizar alguns pedidos de pacientes que estão internados há muito tempo, de pacientes terminais ou que estão em cuidados paliativos.

Dentro da iniciativa, três animais de estimação já puderam ir visitar seus tutores no Hospital. Esta foi a primeira vez que a entidade recebeu um cavalo.

A ideia contagiou a todos. Desde médicos, enfermeiros, a coordenadora do programa e mesmo a equipe de marketing do Hospital.

O difícil foi conter a empolgação para não revelar a surpresa a Salésio. Foi ideia da família aguardar até que tudo estivesse acertado.

Para conseguir levar o Pachola até o Hospital, todos os cuidados com saúde, higiene e segurança foram tomados, desde vacinas e atestado de ausência de doenças.

O reencontro emocionou o paciente, a família e toda a equipe do hospital.

Assista ao vídeo

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger