Vereadores aprovam projeto de lei que proíbe cães de latir em cidade de Santa Catarina

Por: Elissandro Sutil

28/08/2020 - 08:08 - Atualizada em: 28/08/2020 - 08:59

Um projeto de lei proposto por vereadores da cidade de Penha, litoral norte de Santa Catarina, está gerando polêmica.

A proposta, feita pelo vereador Everaldo Dal Posso (PL) estabelece multa de R$ 23 mil para os donos de animais barulhentos que provocarem ou não impedirem o barulho do animal.

O projeto recebeu parecer favorável do Jurídico da Câmara de Vereadores e ainda passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, com aprovação.

Os vereadores aprovaram a proposta por unanimidade, no último dia 17. Após o aval em plenário, o assunto gerou polêmica na cidade e os vereadores foram questionados sobre a votação.

Segundo divulgado pela imprensa catarinense, nos bastidores circularia a informação de que o texto foi aprovado sem que os vereadores o tivessem lido.

O projeto chegou a ir ao Executivo, para sanção, mas foi vetado pelo prefeito Aquiles da Costa (MDB). O veto retornou à Câmara, para apreciação dos parlamentares, e deve ser lido em plenário na próxima segunda-feira (31).

A previsão é de que os vereadores mantenham o veto, que segundo a assessoria da Prefeitura, possui vício de origem, isto é, não poderia ser proposto pelo Legislativo, sendo uma prerrogativa do poder Executivo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul