Veja se você tem direito ao kit gratuito de TV digital em Joinville e região

Foto Divulgação/Seja Digital

Por: Elissandro Sutil

06/09/2018 - 13:09 - Atualizada em: 06/09/2018 - 13:57

A partir de 5 de dezembro, 13 cidades das regiões de Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau passarão pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil. Isso significa que o sinal analógico será desligado e alguns televisores – como os de tubo, por exemplo – irão necessitar de um conversor.

Na microrregião, além de Joinville, os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul também passarão pela mudança em dezembro.

Nestas quatro cidades, mais de 30 mil kits, contendo um conversor e uma antena, estão sendo distribuídos gratuitamente para os beneficiários de algum dos mais de 20 programas assistenciais do governo – Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros –, cadastrados no SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Para entender melhor esse processo, o OCP buscou informações junto à Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil. A gerente regional da Seja Digital de Santa Catarina, Cheila Zortéa, explica como retirar o kit.

Kit é composto de um conversor e uma antena | Foto: Divulgação/Seja Digital

Quem pode receber o kit?

Somente as pessoas beneficiárias dos programas do governo podem receber o kit gratuitamente. Essa é a regra, mas se a pessoa não é beneficiária desses programas e acredita que se enquadra no perfil (baixa renda), deve ligar para a central de atendimento gratuita: 147, e fazer um cadastro de interessado. O sistema vai analisar se ela pode ou não receber o kit gratuitamente.

O que fazer para recebê-lo?

É preciso agendar data e hora para evitar filas e aglomerações. Há três maneiras de fazer esse agendamento: ligando para o número 147, ou indo diretamente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua cidade, ou pelo site. A pessoa deve conter o NIS (Número de Identificação Social).

Quem instala o kit?

No dia em que for retirar o kit – um conversor digital e uma antena –, a pessoa será orientada, passará por um treinamento, sobre como fazer a instalação.

Quanto custa um kit?

Para quem não tem direito a recebê-lo gratuitamente, custa aproximadamente R$ 150.

Como saber se a TV precisa de um kit?

Procure sempre pelo selo DTV, se ele estiver na sua TV, ela já está preparada para receber o sinal digital, só falta você conferir a antena. Aparelhos LED, LCD ou Plasma com selo DTV são digitais.

Aparelhos LED, LCD ou Plasma sem selo DTV fabricados depois de 2010 provavelmente são digitais. As TVs de tubo não são digitais.

Para obter mais informações clique aqui.

Quer receber as notícias no WhatsApp?