Veja como emitir o comprovante de vacinação no seu celular e ter o documento sempre à mão

Foto: OCP News.

Por: Elissandro Sutil

02/12/2021 - 15:12 - Atualizada em: 02/12/2021 - 15:17

Com o retorno dos eventos em todo o Brasil, alguns estados estão solicitando o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 e por isso a busca pelo documento tem sido cada vez maior.

Porém, muitas pessoas não sabem como emitir o documento, que fica disponível no Conecte SUS Cidadão, sistema do Governo Federal onde é possível visualizar, salvar e imprimir o certificado, além de outras informações que constam em seu Cartão Nacional de Saúde.

De acordo com o plano “Evento Seguro” da Secretaria Estadual de Saúde, para liberar a pista de dança ou eventos com mais de 500 pessoas, os participantes devem estar com o sistema vacinal completo há 14 dias.

É possível também apresentar um teste PCR com prazo máximo de 72 horas ou pesquisa de antígeno por swab realizado nas últimas 48 horas com resultado “negativo, não reagente ou não detectado”

Confira como emitir o Certificado Nacional de Vacinação

Foto: Reprodução.

  • Faça o cadastro utilizando seu CPF e e-mail (por meio da conta de acesso do Governo Federal).
  • Clique na opção “Vacinas”, onde estará o registro da vacina que você recebeu e as doses já aplicadas, além dos dados como fabricante, lote, local e data de aplicação.

Foto: Reprodução.

  • Acesse a opção “Carteira de Vacinação Digital” e vai estar disponível o certificado de vacinação em PDF.

Foto: Reprodução.

As informações no Conecte SUS são enviadas por estados e municípios pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e podem levar até 10 dias para estarem disponíveis no Conecte Sus.