Vamos lá? – Leia a coluna de Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

13/12/2022 - 05:12 - Atualizada em: 13/12/2022 - 08:01

Volta e meia alguém nos faz essa incitação, vamos lá? E volta e meia nossa resposta é: – “Ah, agora não, mais tarde, agora estou cansado”! Mentira, não é cansaço, é preguiça.

Se você disser a uma pessoa muito “cansada” que tem um bom dinheiro para ela, que é só irem ao banco e pegar a grana, duvido que o “cansado” não vá voando. A maioria que anda por aí anda atolada na vida, num atoleiro sem outra razão senão a preguiça de levantar da cadeira dos confortos e sair para a luta.

Já foi dito que sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Os trôpegos da vontade duvidam. Tenho comigo, nos meus arquivos, uma entrevista com o Bernardinho, nosso consagrado treinador de voleibol. Ele diz que vencer todos querem, mas… Treinar que é bom, muitos vacilam.

Sem treino ninguém cruza a linha de chegada, vale para tudo na vida. E é bom lembrar que o melhor guitarrista não é aquele que toca também bateria, acordeão, trompete… É aquele que estudou guitarra com afinco por muitos anos. Ele não quer ser maestro, quer ser um bom guitarrista e ponto final.

Nem lembro o nome do músico que um dia ouvi dizer isso, mas não esqueci. Uma obviedade atrás da outra, mas vá dizer isso para os entupidos. Não adianta o papaizinho dizer que o filhinho é muito inteligente, todos os papaizinhos dizem isso.

Se o filhinho não estudar, não estudar vorazmente, não vai tirar boas notas no colégio, posto que seja “inteligente”, como diz o papaizinho… Treinar, praticar, é o oposto de esperar, de ter esperança. Quando você “quase” se esgota de tanta praticar, treinar no de que gosta, cansa menos, bem menos.

O prazer injeta-nos as dopaminas do prazer na corrente da vida. É por falta dessa energia que tanta gente anda gemendo pelas esquinas, se queixando, apontando o dedo, culpando Pedro, Paulo, a mãe Joana. Frouxos.

Aliás, “espelhos” deviam ser dados como presente de aniversário, Páscoa, Natal, Dia da Criança, Dia dos Pais, dos Avós, todos os dias, enfim. Está faltando espelho para a maioria. Aliás, faz horas que não me olho no espelho…

FELICIDADE

Todos queremos ser felizes, a encrenca vem dos caminhos para a felicidade… Os suicidas, por exemplo, buscam dar fim aos seus sofrimentos por um viés escuro a andar na contramão da felicidade. Seja como for, estão buscando alívio, e alívio, nesses casos, é sinônimo de felicidade. O diacho é que a felicidade tem que ser paga, não existe felicidade de graça. Precisamos saber qual é o “preço” que teremos que pagar pela felicidade que buscamos. De graça, nem a pau.

MUDANÇAS

Todos os dias vejo notícias de gente “famosa”, gente com dinheiro e todas as farturas por que a maioria luta, mas pessoas ferradas pela vida, de um dia para outro, ferradas. Uma doença grave, uma perda irreparável, uma dor, enfim. Muitos “filósofos” receitam aos sofredores da vida que mudem o modo de viver. E essa mudança tem que começar pela mudança dos objetos com os quais convivemos. Tudo no lixo, mudanças no ambiente, na cabeça e novos comportamentos. Acredito, mas… É para poucos.

FALTA DIZER

Uma sexóloga da Folha diz que – “As mulheres merecem um sexo melhor do que o que os homens andam oferecendo…”. Oi, amiga, é bom lembrar que os homens, quase sempre, estão apenas preocupados com suas “descargas energéticas”. O mais é com elas. Os homens vivem o “falocentrismo” milenar… Fora disso, (conheces exceção?) eles querem virar para o cantinho e dormir…