Vacinas contra a gripe estão liberadas para toda a população em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

30/06/2020 - 13:06 - Atualizada em: 30/06/2020 - 13:41

Termina oficialmente nesta terça-feira (30), depois de quase dois meses e meio, a campanha de imunização contra a gripe, que também protege para o H1N1, H3N2 e influenza B. As doses em estoque, agora estão liberadas para toda a população.

A medida é válida, segunda a supervisora de imunização, Ana Kneipp, enquanto durarem os estoques.

Até na sexta-feira (26), o total de vacinados em Jaraguá do Sul somavam 40.436, ou 89,85% da meta da campanha, que é de 45 mil.

As doses disponíveis, que a princípio tinham como prioridade os integrantes da terceira e última etapa da campanha como professores e auxiliares de sala, gestantes e puérperas, adultos de 55 a 59 anos, pessoas com necessidades especiais e crianças de seis meses a menores de seis anos, estão disponibilizadas para toda a população.

Há doses disponíveis em todas as 22 salas de vacinação do município.

Idosos e profissionais da saúde, integrantes da primeira fase, iniciada em 23 de março, foram os grupos de maior procura por imunização.

A primeira etapa, destinada justamente para profissionais da saúde e pessoas com mais de 60 anos, resultou em cobertura 140% e 125%, respectivamente, num universo de 17.990 pessoas. Segundo Ana, este grupo é, em geral, o que melhor adere à campanha.

O grupo que puxou o percentual para baixo foi o de gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos

“São grupos que, historicamente, não atingem a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Nos últimos anos, foram vacinadas, em média, 80% das crianças. Infelizmente, isso é um reflexo de outros municípios também”, pondera.

Na segunda etapa, a prioridade foram os profissionais da força de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras transmissões clínicas especiais.

Estima-se que cerca de 11 mil pessoas façam parte deste grupo e mais de 10 mil foram imunizadas. Constam nesta soma os integrantes do sistema prisional.

É importante ressaltar que as pessoas das fases anteriores que ainda não se vacinaram também podem ser imunizadas.

A vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus, mas o fato da população estar vacinada contra a gripe facilita o diagnóstico da Covid-19.

Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul