Último fim de semana de outono terá chuva e frio em Jaraguá do Sul

Por: Gustavo Luzzani

16/06/2018 - 16:06 - Atualizada em: 23/07/2018 - 12:00

As temperaturas voltaram a cair nesta semana em Jaraguá do Sul. O clima mais gelado e a chuva devem continuar durante o fim de semana, mas na terça-feira (20) a massa de ar frio de origem polar começa a deixar Santa Catarina e o tempo seco deve prevalecer nos primeiros dias de inverno.

O sábado (16), inicia da mesma maneira que terminou a semana em Santa Catarina. Com nuvens predominando e chuva fraca durante todo o dia. As temperaturas serão baixas devido a massa de ar frio que passa pelo estado.

No domingo (17), o sol aparece entre nuvens, mas a chuva não vai embora em grande parte das regiões catarinenses, principalmente na manhã e noite nas cidade litorâneas. “Devido a circulação marítima, que transporta a umidade do mar para o continente”, explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz.

Chuva e temperaturas amenas

Em Jaraguá do Sul, o fim de semana começa com chuva fraca e temperaturas variando entre 15ºC e 19ºC. Na parte da tarde, a chuva dá uma trégua, mas o céu continua encoberto até o fim de sábado. No domingo, o sol aparece timidamente na parte da manhã e começo da tarde, fazendo a temperatura se elevar um pouco. A mínima será de 17ºC e máxima de 20ºC.

A madrugada de domingo promete ser fria em algumas cidades catarinenses. Há chance de geada isolada nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. A partir de segunda-feira (18), ocorre a elevação da temperatura, mas o tempo permanece praticamente o mesmo, com sol entre nuvens e chuva fraca aparecendo em algumas partes do dia.

O clima de segunda será similar ao de domingo em Jaraguá do Sul. Já na terça-feira (19), a nebulosidade prevalece, com algumas aberturas de sol no começo da tarde. A temperatura sobe um pouco, ficando entre 18ºC e 22ºC.

Inverno começa com tempo seco

Às 7h07 do dia 21 de junho começa o inverno no Hemisfério Sul. A massa de ar frio que prevaleceu nos últimos dias de outono deixa Santa Catarina e o inverno vai começar sem chuva, com a temperatura mais elevada.

O clima muda a partir dos dias 26 e 27. Conforme a Epagri/Ciram, uma frente fria deve se deslocar pelo Sul do Brasil, provocando chuva em todo estado. A temperatura também terá um declínio acentuado no fim de junho, assim, começando o frio intenso.

Quer receber as notícias no WhatsApp?