Três restaurantes são autuados em Blitz Se Liga Na Rede em praia de Florianópolis

Vistoria está sendo realizada esta semana na Joaquina | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/11/2018 - 11:11 - Atualizada em: 14/11/2018 - 11:38

No segundo dia de Blitz Se Liga Na Rede na Praia da Joaquina, fiscais da Prefeitura Municipal de Florianópolis centraram o foco nos restaurantes e bares. Os três estabelecimentos vistoriados apresentaram irregularidades na caixa de gordura e receberam um auto de intimação com prazo para corrigirem as inadequações.

Antes de iniciar a fiscalização nos imóveis, agentes da Vigilância em Saúde, apoiados por equipe técnica do Programa Floripa Se Liga Na Rede, retornaram ao Hotel Cris para acompanharem as obras de regularização no empreendimento. Na segunda-feira, o estabelecimento havia recebido o prazo de 10 dias para instalar duas caixas de gordura, adequar caixas de passagem e providenciar uma tampa para o tanque de retenção de esgoto.

“O responsável pela obra estava executando a correção de maneira errada, de forma que a gordura não ficaria retida na caixa. Conseguimos orientar o pedreiro a tempo sobre como proceder, mas esse cuidado cabe ao proprietário do imóvel, que deve se responsabilizar pela capacidade do profissional contratado”, disse o engenheiro sanitarista Igor Puff Floriano, coordenador da Blitz Se Liga Na Rede.

De volta ao roteiro de fiscalização, a equipe identificou que o restaurante A toa na Jôa possuia uma caixa de gordura sem divisória, o que caracteriza que a mesma estava sendo usada como caixa de passagem. Apesar de irregular, o imóvel estava ligado à rede de esgoto.

Bares e restaurantes terão prazos para regularização | Foto PMF/Divulgação

A mesma irregularidade do A toa na Jôa foi identificada no restaurante Pedra Careca. Por conta da falta de divisória na caixa de gordura, a estação elevatória do lugar estava lançando a gordura proveniente da manipulação dos alimentos diretamente na rede.

O terceiro estabelecimento vistoriado foi o Chefe Dedé, que também possuía a caixa de gordura sendo utilizada como caixa de passagem, mas com a diferença de que estava subdimensionado para a quantidade de gordura lançada. Ainda no restaurante, os fiscais constataram um comprometimento na estrutura da caixa de passagem (que recebe as tubulações do imóvel e direciona para a rede de esgoto), problema que pode acarretar em infiltração de esgoto bruto no solo quando há sobrecarga na alta temporada.

Vários problemas foram flagrados | Foto PMF/Divulgação

Em cinco semanas de blitzes, foram fiscalizados um shopping, dois hotéis, um posto de combustível, oito edifícios, catorze condomínios, seis residências e onze estabelecimentos comerciais, incluindo os restaurantes desta terça-feira. Dos 43 imóveis visitados, apenas quatro estavam em situação regular no ato da fiscalização. Os demais tiveram processo administrativo aberto na Vigilância em Saúde e/ou Floram.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?