Trânsito será tema de formação de professores em Florianópolis

Filas nos acessos ao Sul e Norte da Ilha, nas pontes, fila dupla de carros na porta da escola, confusão na hora da entrada e da saída das crianças dos estabelecimentos de ensino. Nos deslocamentos da unidade educativa para casa, o zigue-zague no meio da rua atrapalha motoristas e põe em risco os estudantes.

Acabar com essa falta de segurança pode parecer simples, bastaria chamar a fiscalização, mas não é só isso. Umas das soluções mais viáveis, passa pela conscientização de condutores de veículos e de pedestres sobre seus comportamentos e suas atitudes.

Capacitação será com a professora Irene Rios, mestra em Educação e especialista em Meio Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito | Foto PMF/Divulgação

Algumas das escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis já introduziram trabalhos nessa área para educar a comunidade, e também, para  buscar alterar o comportamento dos adultos no trânsito.

Para provocar a reflexão dos profissionais que trabalham com as crianças dos segundos anos do ensino fundamental, ocorrerá nesta  terça-feira (21), no Centro de Educação Continuada (CEC), da Secretaria de Educação, às 8 horas, uma capacitação com a professora Irene Rios, que é mestra em Educação e especialista em Meio Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito, com vasta experiência na docência e na temática do trânsito.

Açáo é um reforço para o calendário de atividades sobre o Maio Amarelo | Foto PMF/Divulgação

Ela atua como Designer Educacional no LabTrans ,  Laboratório de Transportes e Logística, da UFSC/DNIT, exercendo atividades no Programa Nacional de Educação para o Trânsito e no Projeto Escola: Percepção de Risco no Trânsito.

Irene Rios  também é autora, dentre outras publicações, das obras “Guia Didático de Educação para o Trânsito” e a “Coleção Transitando com Segurança”, que serão apresentadas nesta terça-feira aos  docentes.

Comportamento do cidadão

Essa é mais uma das ações formativas da SME, além de um reforço para o calendário de atividades sobre o Maio Amarelo, que almeja provocar reflexões na sociedade mundial a respeito da conscientização de um transito mais seguro e humanizado, lembra  o professor Charles Schnorr, articulador das ações preventivas na Secretaria.

Durante a oficina desta terça-feira, serão destacados também os direitos de motoristas e pedestres | Foto PMF/Divulgação

Entre os assuntos, a serem tratados na formação estão: Conhecer de forma lúdica e didática os locais de risco para brincadeiras e deslocamentos diários; a criança como pedestre; as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas.

Durante a oficina desta terça-feira, serão destacados também os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os professores vejam como trabalhar com as crianças em situações reais. O aprendizado já na educação fundamental faz com que a criança cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.

 

Serviço

  • O quê: oficina para professores sobre comportamento no trânsito  de crianças e adultos
  • Quando: nesta terça-feira, dia 21 de maio
  • Horário: 8 horas da manhã
  • Local: Centro de Educação Continuada da SME
  • Endereço: Rua Ferreira Lima, 82, Centro

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?