Educadores recebem premiação por iniciativas em sala de aula

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/12/2016 - 08:12 - Atualizada em: 16/04/2018 - 11:13

Melhorar os indicadores do ensino público em Jaraguá do Sul. Com essa grande meta no horizonte, a Prefeitura e Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) premiaram ontem as cinco vencedoras do Educador Nota 1000, projeto que reconhece trabalhos que tiveram impacto positivo no processo educativo neste ano.

Silvana Bueno Ceil, Andréia Renta, Djeniffer Dombrowicz Vasques, Inês Hable Petry e Quelis Stringari Deretti são as educadoras classificadas em primeiro lugar nas categorias em que concorreram: professores de educação infantil, ensino fundamental e gestores de centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental.

_EDU2922-2

Em noite de emoção no Cejas, presidente Giuliano Donini entrega premiação para uma das vencedoras

Concorrendo com o projeto de inclusão Conversando e Aprendendo com as Diferenças, a professora do centro municipal Jader Marcolla, Silvana Ceil, diz que esperava pelo primeiro lugar pela oportunidade de mostrar seu projeto, que foi além da sala de aula. Tendo um aluno com deficiência auditiva e trabalhando com um professor com a mesma deficiência, Silvana conta que trabalhou Libras com a turma. “Com esse prêmio quero mostrar para todos os professores que não é preciso ter medo de trabalhar com a surdez e que é possível, nós podemos”, diz, emocionada.

Conforme o presidente da Acijs, Giuliano Donini, a parceria do setor empresarial com a Prefeitura tem como intenção a formação de pessoas mais preparadas para o mercado de trabalho e também como cidadãos, entendendo a educação como “o mais rico instrumento de transformação da sociedade”. “É preciso que os nossos educadores sejam reconhecidos como autoridades e reverenciados na comunidade da qual fazem parte”, completa Donini.

Em reconhecimento e incentivo ao trabalho realizado, os educadores receberam troféu e uma viagem de intercâmbio profissional e imersão em escolas do Chile, país cujo sistema educacional é visto como referência na América do Sul. Na primeira edição do prêmio, no ano passado, três professores foram premiados com viagem à Alemanha.

“Todas essas trocas de experiências procuramos inserir, na medida do possível, às práticas pedagógicas da rede municipal”, afirma a coordenadora do prêmio e supervisora de ensino Célia Engelmann.