Feira Holística começa nesta sexta-feira no Parque Municipal de Eventos

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/09/2017 - 18:09 - Atualizada em: 15/09/2017 - 22:42

A partir desta sexta-feira até domingo (17), permita-se abrir a mente para novas experiências relacionadas à saúde, terapias alternativas, autoconhecimento e espiritualidade. A 1ª Feira Holística de Santa Catarina está sendo realizada no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul.

A imersão no universo holístico, que inclui temas como misticismo, esoterismo e ufologia, traz também práticas, vivências e meditações com uma ótica diferenciada sobre o que é viver plenamente. Para os terapeutas e estudiosos da área, avaliar o ser humano em sua totalidade é a definição abrangente para holismo.

Algumas palestras requerem o pagamento de um passaporte, que custa R$ 50,00 por dia. Mas haverá outros 20 expositores, sem nenhum custo, que oferecem workshops e outros momentos de integração. O evento coordenado por Meire Nunes é uma promoção do Centro Assistencial Eurípedes Barsanulfo (Caeb) e oferece vertentes diferentes ao público em um mesmo espaço. A agência de viagens Inova doou uma passagem para a Tailândia para ser sorteada entre os que participarem do evento. Quatro food trucks estarão na área externa.

Sandra Silveira de Oliveira, 58 anos, comanda o espaço holístico Sandrananda, em Jaraguá do Sul | Foto Eduardo Montecino/OCP

Na manhã desta quarta-feira (13), a reportagem do OCP conversou com duas das atrações da feira: a xamã Gro Mirawê, que ministrará workshop de tambor, e a instrutora de ioga Sandra Silveira de Oliveira, a Sandrananda, que mantém espaço em Jaraguá do Sul e oferecerá práticas gratuitas. As duas estão ligadas à cura pela transformação interior, só que por caminhos diferentes.

Veja também: Caeb promove feira holística para divulgar métodos de autoconhecimento e terapias alternativas

TAMBOR QUE TOCA O CORAÇÃO

Para alcançar o bem-estar é preciso equilibrar os corpos espiritual, mental, emocional e físico. Palavras da xamã Gro Mirawê, 63 anos, que no sábado (16) ministrará oficina de tambor xamânico para 16 pessoas. A procura foi tanta que as vagas encerraram na semana passada. Cubana de nascimento, radicada desde 1961 no Brasil, antes de sagrar-se xamã, a então psicóloga clínica Glória Bonilla passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo, até fixar residência em Arraial da Ajuda, distrito de Porto Seguro, na Bahia.

A iniciação com os índios Pataxó, na Bahia, começou em meados de 2003, outorgada xamã em 2012, quando passou a levar seu conhecimento em congressos e encontros xamânicos por todos os cantos. A ligação com os povos indígenas existiu desde sempre, segundo ela, gradativamente percebida até a conversão. OMirawê, em seu nome, significa “sagrado” no idioma dos pataxós.

“Um xamã é um curador e o tambor tem as batidas com o toque do coração. É um dos maiores instrumentos do xamanismo. É preciso buscar a cura de forma real e autêntica. E como buscar a cura? Promovendo uma reforma interna para aumentar a frequência vibratória, para a nossa cura, ajudando na cura dos outros e do planeta”, diz.

SANANDA PROPÕE A HARMONIA PELA IOGA

Serenidade e leveza são os sentimentos inspirados pela figura de Sananda, bem-aventurança em sânscrito. Sandra Silveira de Oliveira, 58 anos, comanda o espaço holístico Sandrananda, em Jaraguá do Sul, que oferece aulas de ioga, meditação e cura ayurveda, técnica milenar de tratamento indiano que envolve massagens, energização pelas mãos, alimentação adequada e boa sintonia espiritual. Com postura universalista, garante que não segue nenhuma religião específica, mas acredita em uma força curadora maior, que para uns é Deus, e para outros é uma energia: “cada elemento e cada ser tem sua centelha. Tudo o que se faz envolve energia e deve-se fazer com o coração”. Sananda, que obteve a cura de um câncer de mama, garante que se reinventou através do perdão, do desapego e da aceitação.

Sandra alcançou a cura do câncer mudando a postura de vida com a ioga, pelo perdão, desapego e aceitação | Foto Eduardo Montecino/OCP

Na feira, ela e equipe atenderão nos três dias com a prática de movimentos de ioga a cada duas horas. “Os movimentos da ioga trabalham as glândulas endócrinas pelos chacras (pontos de energia espalhados pelo corpo)”, explica. Dentre as vantagens, atesta, está o aumento da concentração, do sistema imunológico, equilíbrio, flexibilidade, conduzindo à alegria e ao autoconhecimento. Trabalhar o perdão e a aceitação de si e dos outros também faz parte desse processo.