Solução WEG reduz custos em parque fabril da maior empresa de suco de laranja do mundo

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/07/2017 - 13:07 - Atualizada em: 13/07/2017 - 13:20

Foto Divulgação

Os motores elétricos que levam a assinatura da WEG estão trazendo bons resultados para a produção da Citrosuco, maior empresa do mundo de suco de laranja. A organização conta com quatro fábricas, sendo três delas no Estado de São Paulo e uma nos Estados Unidos. Além disso, possui vinte e nove fazendas, três operações de armazenamento, cinco terminais marítimos além de seis escritórios comerciais. A estrutura alcança uma capacidade de produção correspondente a mais de 40% de todo o suco de laranja produzido e exportado pelo Brasil.

Desde 2015, a Citrosuco conta com motores de imãs permanentes da linha Cooling TowerDirect Drive System em seu parque fabril. A linha garante elevados níveis de rendimento com alto torque, mesmo em baixas rotações. Este sistema substitui os sistemas convencionais de ventilação em torres de resfriamento formados pelo conjunto motor + eixo de transmissão + redutor, diminuindo perdas mecânicas e resultando em alta eficiência operacional.

Cooling Tower Direct Drive System opera torre de resfriamento na Citrosuco

Cooling Tower Direct Drive System opera torre de resfriamento na Citrosuco

A solução WEG com motores Cooling Tower Direct Drive System opera com o inversor de frequência CFW11, que modula a velocidade de acordo a demanda da aplicação, promovendo economia de energia e redução no consumo de água.

Implantada na unidade de Matão/SP, a solução proporcionou uma redução significativa nos custos de manutenção tornando o sistema mais confiável e eficiente. As manutenções corretivas no sistema foram eliminadas, passando a realizar somente manutenções preventivas.

“Antes da implantação dos motores WEG, as torres de resfriamento tinham baixa confiabilidade, com constantes intervenções no sistema de transmissão e redutores e elevado custo de manutenção. Após a instalação dos motores elétricos foram eliminadas as intervenções corretivas, aumentando significativamente a disponibilidade dos equipamentos e reduzindo consideravelmente os custos de manutenções corretivas. Só mantemos uma lubrificação a cada dez mil horas de uso, conforme recomendação da WEG”, comenta Wanderley Garcia Cabrera, Engenheiro de Confiabilidade da unidade de Matão/SP da Citrosuco.

*Com informações da assessoria de imprensa