Software já identificou 13 áreas de desmatamento em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/01/2018 - 13:01 - Atualizada em: 29/01/2018 - 18:35

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) começa neste ano a verificação de áreas identificadas como locais de desmatamento em Jaraguá do Sul. A identificação foi possível graças ao programa QGIS, um software livre para visualização, edição e análise de dados georreferenciados. O software está sendo usado pela Fujama desde o fim do ano passado e já possibilitou a identificação de 13 áreas de desmatamento no município.

Software está sendo usado pela Fujama desde o fim do ano passado e já possibilitou a identificação de áreas de desmatamento | Foto PMJS/Divulgação

O presidente da Fujama Normando Zitta explica que o próximo passo é analisar se os proprietários tiveram ou não autorização para o desmatamento e, em caso negativo, será emitido um auto de infração. Conforme a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998, a multa varia de R$ 50 a 50 milhões, dependendo de muitas variáveis, entre elas, a área desmatada e o estágio de mata que havia nela. Os monitoramentos continuarão acontecendo, coordenados por engenheiro florestal e biólogos.

Como medida preventiva, a Fujama já capacitou agricultores durante seis cursos realizados no ano passado. Nesses cursos, os trabalhadores rurais foram instruídos sobre o que pode e o que não pode cortar, o que fazer antes de cortar, como cortar, entre outros conhecimentos. Informações sobre supressão de vegetação podem ser encontradas no site www.jaraguadosul.sc.gov.br/fujama ou pelo telefone 3273-8008. Para denúncia de desmatamento o telefone é o da Ouvidoria, 0800-642-0156, ouwww.jaraguadosul.sc.gov.br/ouvidoria. Aos fins de semana, exclusivamente, a denúncia de desmatamento deve ser feita à Polícia Militar, no 190.

Faça parte do grupo de whatsapp OCP News. Clique aqui