Sistema de check in por QR Code contabiliza mais de 300 mil registros em Florianópolis

Box do Mercado Público instalaram o QR Code | Foto PMF/Duivulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

06/07/2020 - 10:07 - Atualizada em: 06/07/2020 - 11:05

Com a nova obrigatoriedade de disponibilização em Florianópolis de QR Code para check in em shoppings, galerias comerciais e academias, a plataforma contabilizou 80 mil registros em quatro dias de vigência.

 

 

Em relação ao transporte coletivo, que também conta com a ferramenta para identificar, contatar e monitorar a saúde de todos os usuários que possam ter tido contato com algum caso positivo para a Covid-19 em determinada linha, horário e veículo, a adesão também é positiva, segundo a prefeitura da Capital.

 

Comerciantes são obrigados a instalem o equipamento | Foto PMF/Duivulgação

 

Após queda nos check ins, um novo aumento foi percebido. Um levantamento parcial, de até às 18h desta sexta-feira (3) do check in dos ônibus, soma pouco mais de 20 mil inscrições. Com isso, nesses primeiros 13 dias do transporte coletivo, temos até o momento, 218 mil registros.

No total, somando os checkins de shoppings, galerias comerciais, academias e transporte coletivo, a plataforma contabiliza 318 mil registros.

A adesão dos clientes e passageiros ao check in por QR Code é opcional mas é recomendada pela administração municipal, já que ajuda a mapear possíveis transmissões da Covid-19 nesses ambientes.

Modelo começou no transporte coletivo | Foto PMF/Duivulgação

Como aderir à plataforma

  • Para utilizar o check in, as empresas devem gerar um QR Code na plataforma online. Não são aceitos dados obtidos por outros QR Codes ligados à outros sistemas, que não seja o da Smart Tour, a empresa que gerencia o sistema em parceria com a Prefeitura de Florianópolis.
  • Para gerar o QR Code de Rastreamento de Contatos Smart Tracking para o estabelecimento comercial, basta acessar este link e preencher o cadastro com os dados solicitados. Em seguida, já é possível fazer o download do QR Code gerado. A imagem deve ser impressa colorida. Após isso, o cartaz deve ser fixado na entrada do estabelecimento.

Sistema serve para ajudar a monitorar propagação do vírus | Foto PMF/Duivulgação

 

Check in do transporte coletivo

  • Para fazer o check in a cada viagem, é necessário realizar um breve cadastro apenas uma vez. São duas formas: por este site ou no próprio ônibus, por meio de um QR Code em um painel que estará próximo do validador de cartões. Basta apontar a câmera para o código, aguardar o reconhecimento, passar a catraca e concluir o cadastro.
  • Feito isso, basta apontar a câmera no QR code sempre que utilizar o transporte coletivo. É opcional e é garantido o sigilo e anonimato dos dados.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp