Servidores municipais encerram a greve em Joinville

Por: Gabriel Junior

04/10/2017 - 13:10 - Atualizada em: 06/10/2017 - 10:43

Acabou nesta quarta-feira (4) a segunda greve realizada pelos servidores de Joinville este ano. Todos os serviços serão restabelecidos normalmente a partir de amanhã. O movimento, que começou segunda-feira, reivindicava condições de trabalho e respeito a direitos estatutários da categoria.

Conforme o sindicato, desde o anúncio da greve, na semana passada, a Prefeitura começou a se mover. Na reunião de negociação entre o sindicato e o governo ontem houve mais avanços. Para o presidente do Sinsej, Ulrich Beathalter, a greve trouxe conquistas não apenas para a categoria, mas para a comunidade.

Em documento entregue na terça-feira pela Prefeitura de Joinville e exibido nesta quarta pelo Sindicato dos Servidores, o município propôs:

– Manter a jornada atual de trabalho do CAPS III;
– A distribuição de 70% dos recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq) — ciclo 2016 — para as equipes contratualizadas, de forma igualitária, os demais 30% serão utilizados na melhoria das condições de trabalho. A partir do ciclo 2017, fica definida a distribuição de 50% dos recursos para equipes contratualizadas, de forma igualitária os demais 50% serão utilizados na melhoria das condições de trabalho.
– Possibilidade de convocação dos servidores lotados no CCA e Ambulatório do Hospital Municipal São José durante o recesso de final de ano, no caso de funcionamento;
– Apresentação de proposta pela Secretaria de Educação sobre a licença-prêmio;

A Prefeitura se comprometeu ainda em cancelar a falta injustificada aplicada aos servidores que participaram da paralisação nacional de 30 de junho. Os dias de paralisação da greve poderão ser compensados, sem prazo delimitado e sem prejuízos na carreira dos trabalhadores. Compreendem-se os dias 28 de setembro (assembleia com paralisação) e os dias 2, 3 e 4 de outubro (greve).