Servidores da Justiça Federal produzem horta comunitária em Jaraguá do Sul

Em maio de 2018, a analista judiciária Anneliz Danielle Macanhan, de 41 anos, teve a ideia de construir uma horta comunitária na Justiça Federal de Jaraguá do Sul.

Ao longo dos meses, o projeto foi ganhando apoiadores, as sementes foram germinando e hoje o quintal do prédio está florido com tomates, hortelãs e muito mais plantas.

Quando idealizou o projeto, Anneliz não imaginava que a horta fosse ganhar muita repercussão e benefício que atingiu dentro da Justiça Federal.

Logo no início, a servidora foi abraçada pela juíza federal Claudia Schlichta Giusti, de 32 anos, e aos poucos mais pessoas foram se prontificando a ajudar.

Sem perceber, Anneliz já contava com mais de 30 pessoas apoiando a causa, mas ainda precisava de alguém que instruísse o projeto, o que não demorou muito tempo.

Especialista em agronomia, o supervisor administrativo do Fórum, Milton José Moretti, se dispôs a auxiliar no plantio.

“Nada seria possível sem o apoio da Claudia e as instruções de Milton. Sou muito grata a eles”, enfatiza Anneliz.

Apoio

Anneliz ressalta que houve resistência por parte de alguns trabalhadores, mas diz que praticamente todos os servidores vestiram a camisa e ajudaram de alguma forma na produção da horta.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Quem não gostava de mexer na terra, achava um jeito de comprar uma muda, enquanto outros arregaçaram as mangas e colocaram a mão na massa.

“Todo mundo ajudou um pouquinho, sempre com a supervisão do Moretti”, completa.

Projeto vai além da horta

No dia 2 de agosto, os servidores realizaram a Festa da Colheita (Erntefest), onde foram montados 32 kits, contendo alface, couve, espinafre e salsinha – tudo cultivado na horta comunitária da Justiça Federal, que foram disponibilizados aos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, já que cada um ajudou.

De acordo com Claudia, a segunda colheita dever ter outro fim. No primeiro processo, eles quiseram incentivar e mostrar que quando você planta vai colher os frutos.

Agora, a ideia é plantar, colher, separar em kits, vender para o pessoal que trabalha na Justiça Federal e com o dinheiro arrecadado fazer doações para instituições.

“Ainda não da para fazer algo grandioso, mas a gente acredita que de pequenas coisas o mundo pode ir melhorando”, destaca a juíza.

Na próxima semana, terá mais uma leva de produtos da horta comunitária da Justiça Federal. Serão rabanetes, cenouras, brócolis, couve, salsinha, hortelã, alecrim e manjericão, tudo quase pronto para colheita.

Ainda há planos de realizar o plantio de árvores frutíferas e aumentar o canteiro destinado às ervas para chá.

Sentimento de gratidão

Se hoje o projeto se tornou realidade é por quê lá atrás teve alguém que pensou com carinho nele. Tendo uma horta vertical em casa, Anneliz participou de um curso em Florianópolis para conhecer mais sobre o processo de hortas.

Quando voltou da capital, ela comentou a ideia com Claudia e Moretti. Os três foram as principais pessoas que fizeram o projeto sair na prática.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Após ver o engajamento dos trabalhadores, a servidora não esconde sua felicidade e emoção. Ela agradece aos terceirizados, que mesmo não sendo servidores, ajudaram na realização do projeto.

“É um sonho que se torna realidade. Percebo que estamos no caminho certo e sem volta”, frisa

Claudia conta que os benefícios que a horta trouxe para a Justiça Federal são múltiplos, principalmente pela integração que teve entre a 1ª e 2ª Vara.

Ela destaca que antes o pessoal não se comunicava muito, mas com todos engajados na criação da horta, as duas varas foram se conhecendo melhor e novas amizades foram florindo.

Prefeitura incentiva hortas comunitárias

O secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Jaraguá do Sul, Daniel Peach, ressalta que os projetos da prefeitura estão possibilitando a criação de hortas comunitárias na cidade.

Moretti foi o instrutor do projeto | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Segundo ele, um terreno municipal é cedido para moradores de uma localidade para a criação da horta.

“A prefeitura oferece materiais para o plantio, como mudas, adubo e caixinhas”, afirma o secretário.

De acordo com Peach, Jaraguá do Sul tem 24 hortas comunitárias que estão bem espalhadas. As localidades que mais tem é o bairro Jaraguá Esquerdo, com três, e o bairro Chico de Paulo, com duas.

Além de fornecer os materiais, Daniel conta que a prefeitura faz parcerias para ajudar na horta, como a Samae, que tem sua parcela na irrigação.

Quer receber as notícias no WhatsApp?