Sensação é de presença maior das locomotivas por Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/09/2017 - 11:09 - Atualizada em: 17/04/2018 - 16:49

O transporte ferroviário realizado pela Rumo na região Sul do país apresentou crescimento de quase 10% no segundo trimestre de 2017 quando comparado ao mesmo período de 2016. A companhia atingiu o volume de 3,5 bilhões de toneladas transportadas por quilômetro útil. Com isso, a Rumo aumentou em oito pontos percentuais sua representatividade no transporte de grãos para o porto de São Francisco do Sul, e em três pontos percentuais para o de Paranaguá.

Maiores volumes de soja e açúcar transportados influenciaram diretamente nesse incremento, conforme a assessoria de imprensa da Rumo, assim como aumento de capacidade gerado pelos investimentos na malha ferroviária. A empresa não soube precisar o número de trens e vagões que representam esse aumento, mas a sensação é de uma presença maior das locomotivas por Jaraguá do Sul.

Sabendo da relação conturbada da região com os trens, que muitas vezes param o trânsito em áreas centrais – especialmente quando transitam em horários de pico -, a empresa defende que o modal ferroviário acaba sendo mais vantajoso para transportar em grande escala e em maiores distâncias.

Um fator que deve ganhar ainda mais peso com os problemas de mobilidade encarados na região com a estrutura deficiente da malha viária. Conforme a assessoria de imprensa da Rumo, um trem com 100 vagões, por exemplo, retira mais de 350 caminhões das estradas, reduzindo a emissão de CO2 e congestionamentos nas estradas.

*Reportagem Natália Trentini | Coluna Pauta Livre