A Secretaria de Saúde de Criciúma realizou na tarde desta quarta-feira (25) a entrega de autorizações para a realização de 257 cirurgias. Serão beneficiados 140 pacientes com cirurgias de catarata e outros 117 pacientes com cirurgias de pterígio. Os recursos são provenientes do Governo do Estado.

"Esses procedimentos já são realizados de forma rápida no município, sem que haja uma fila represada, ou uma espera desgastante. Mas, a liberação desse grande número de procedimentos hoje traz ainda mais tranquilidade a esses pacientes, já que um dia a menos de espera representa um dia a mais de saúde e qualidade de vida", ressaltou o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira.

Os pacientes que receberam a autorização foram atendidos na Rede Municipal de Saúde e aguardavam pelo procedimento. As cirurgias serão realizadas pela Clínica de Olhos Antonelli, localizada no município, que é conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre os procedimentos

A catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacidade do cristalino, reduzindo a visão. É muito comum na população idosa, mas outros fatores como diabetes, pancadas, tabagismo ou infecções oculares podem causar a alteração. Estima-se que 2 milhões de pessoas por ano sejam acometidas com a catarata no Brasil. O tratamento é feito através de um procedimento cirúrgico, com a finalidade de substituir o cristalino comprometido por uma lente, restaurando assim a visão.

Já o pterígio, também conhecido por "carne nos olhos" ou "carne crescida", é uma membrana que avança sobre a córnea, invadindo a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila. Em casos pequenos de pterígio, que apresentam sinais leves, o tratamento pode ser feito com medicamentos. Já em casos mais avançados, quando a lesão já está comprometendo a visão e causando desconforto, o mais indicado é a cirurgia.

"Em nosso município temos três prestadores que realizam esses procedimentos, o que nos dá fôlego para suprir a demanda de pacientes", reforçou o coordenador do setor de cirurgias da Secretaria Municipal de Saúde, Claudenir Leôncio Alexandre.

 

 

Clique aqui e receba notícias de Criciúma em seu WhatsApp