Secretaria de Obras alerta para os cuidados com as ligações na rede pluvial

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/01/2018 - 09:01 - Atualizada em: 24/01/2018 - 11:21

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está fazendo um alerta aos municípios quanto aos cuidados na hora de fazer as ligações da rede pluvial particular na tubulação que coleta a água da chuva nas ruas. O fato se deve ao grande número de erosões registradas nos últimos meses.

Segundo o diretor de Obras, Carlos Engel, diariamente surgem entre três e cinco novas erosões e em pontos diferentes do perímetro urbano, geralmente tendo como causa a qualidade das ligações dos imóveis na rede pluvial. “Além disso, a nossa rede coletora de água da chuva está precária, com diferentes diâmetros e tubos com até 30 anos de instalação, o que agrava ainda mais o problema”, diz ele.

LEIA MAIS:

–  Tubulações na região central de Jaraguá do Sul recebem manutenção

Um exemplo citado foi a manutenção feita em 2017 na rua Max Wilhelm, na Vila Baependi, onde o Samae executou a instalação da rede de esgoto e, paralelo, a Secretaria de Obras teve de trocar a drenagem pluvial que estava deteriorada. Além do fator tempo, as ligações incorretas na rede coletora provocam transtornos tanto para a Prefeitura quanto para o munícipe. “A rede entope, causa alagamentos e o Município é obrigado a investir na recuperação recursos que poderiam estar sendo usados em outras melhorias”, comenta.

Ainda segundo Carlos Engel, para minimizar este problema a pessoa que está ligando a tubulação do imóvel na rede pluvial deve tomar alguns cuidados, sendo que os principais são: evitar que o tubo de PVC (geralmente de 100mm) atravesse a tubulação da rua e, ao finalizar o processo, lacrar a conexão. “Fechando bem o local onde foi quebrado o tubo de concreto para conectar o de PVC, o morador vai evitar que a água da chuva retorne e provoque a erosão embaixo do pavimento ou calçada”, explica. “Quando os tubos de PVC não são acoplados corretamente na tubulação, impedem a passagem da água e detritos na rede pluvial, causando o entupimento da mesma”.

As solicitações de consertos de erosão pelas ruas da cidade têm gerado uma grande demanda, segundo o diretor. “É uma coisa gigantesca. Não conseguimos vencer a demanda porque todos os dias aparecem novas erosões. Muitos locais estão sinalizados, mas as equipes levam até duas semanas ou mais para conseguir fazer o serviço. E o custo é alto para a Prefeitura, dinheiro que poderia ser aplicado em outras obras”, finaliza.