Criciúma retoma nesta quarta-feira quarta-feira (21) algumas atividades presenciais na rede municipal de ensino. Neste primeiro momento, os estudantes poderão receber atendimento individual agendado com os professorees, sendo priorizados os alunos que não tiveram acesso às atividades, tanto remotas como impressas.

As escolas estão fazendo contato com pais e estudantes para agendar os horários de atendimento com os professores. Segundo a secretária Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta, as atividades seguirão sendo ofertadas de maneira remota. "É importante deixar claro para os pais e mães que as atividades na plataforma online seguirão sendo ministradas remotamente até o final do ano, até o dia 14 de dezembro quando se encerra nosso ano letivo. As 800 horas letivas que cada aluno tem que cumprir serão validadas por essas atividades online", explicou a secretária.

As escolas, segundo o Município, farão contato com os alunos fazendo um convite para o encontro presencial que durará duas horas e deverá ocorrer, dependendo do número de alunos, uma vez por semana. "A escola tem alguns critérios para fazer esse convite. São aqueles alunos que não retiraram as atividades, que não fizeram as atividades impressas, aqueles que tem dificuldade de aprendizagem então, a escola faz essa triagem e faz o contatos com os pais e alunos", contou Cristiane.

Risco grave na Matriz do Estado

Criciúma é considerada em estado grave para a Covid-19, de acordo com o mapa de risco do governo do estado. A portaria estadual que autorizou a volta das aulas presenciais só permite, em caso de região em situação grave para o coronavírus, atividades de reforço pedagógico individualizado. "A nossa matriz de risco está no laranja, que é o risco grave e dessa forma, a única atividade educacional que nós podemos fazer presencialmente são essas atividades individuais", pontuou a secretária.

Preparação para novas fases

A secretária explica que quando a região passar a cor amarela, na matriz de risco, as aulas serão em forma de escalonamento por período matutino e vespertino, uma turma por semana do Ensino Fundamental até a Educação Infantil. As salas funcionarão com capacidade entre 30 e 40%, dependendo do tamanho dos locais. Os alunos que continuarem com as aulas remotas não terão nenhum prejuízo, as atividades serão postadas na plataforma Google Classroom ou entregues de forma impressa.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp