Secretaria da Saúde de Joinville realiza mutirão de prevenção e combate à dengue nos bairros Morro do Meio e Nova Brasília

Foto Raul Santana/Fundação Oswaldo Cruz

Por: Elissandro Sutil

17/09/2020 - 16:09 - Atualizada em: 17/09/2020 - 16:57

No próximo sábado (19), a Prefeitura de Joinville vai realizar um mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti na região dos bairros Morro do Meio e Nova Brasília.

A ação, que acontecerá das 8 às 12 horas, é organizada pela Secretaria da Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Ambiental, e tem o objetivo de conscientizar a população local e remover lixo e entulhos acumulados em espaços públicos e privados. Caso chova, o mutirão pode ser adiado.

Com a participação dos agentes comunitários de saúde, Subprefeitura Sudoeste, Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Bombeiros Voluntários de Joinville e Unidades Básicas de Saúde (UBSFs), serão feitas visitas de casa em casa, levando informações sobre o descarte correto de entulhos e lixo e orientações sobre como evitar água parada e impedir a proliferação do mosquito transmissor do vírus da dengue.

Caminhões e retroescavadeiras operados pela Seinfra vão auxiliar na limpeza dos terrenos e recolhimento dos materiais descartados em locais impróprios.

Segundo a coordenadora do Serviço de Vigilância Ambiental, Ana Alice de Borba, a ação vai prevenir o aumento do número de focos e casos de dengue na região.

“Temos algumas regiões onde estamos atuando para combater o mosquito e conter a transmissão da doença, onde a situação é mais crítica. Nosso objetivo nesta região é a prevenção para que não sofra um aumento de focos e casos da doença”, conta.

Nos meses mais frios, segundo Ana, a proliferação do mosquito é desacelerada, o que pode causar a falsa impressão de que está sob controle. Porém, com a chegada dos meses mais quentes, a proliferação do mosquito volta ao ritmo normal, o que pode gerar um grande aumento no número de focos e casos da doença.

“Com o inverno, as pessoas pensam que a epidemia acabou e isto é muito perigoso. Quando o calor retorna, os números podem voltar a subir”, explica Ana.

O bairro Nova Brasília contabiliza 30 casos autóctones da doença, além de 73 focos do mosquito. No Morro do meio, seis focos foram confirmados e 16 casos.

“A ação também previne a proliferação de escorpiões na região. Os moradores que estiverem disponíveis podem auxiliar a equipe durante o mutirão, como também indicar locais com possíveis focos do mosquito ou que necessitam de limpeza”, completa Ana.

Dengue em Joinville

Desde o início do ano, Joinville já registrou 4.394 focos do mosquito Aedes aegypti e 8.718 casos da doença. Os bairros mais afetados são o Comasa, com 1.370 casos da doença, Jardim Iririú, com 1.085, Fátima, 906 casos, Jarivatuba, com 675, Guanabara, 555, e Aventureiro, com 507 casos.

Denúncias de focos do mosquito da dengue

A Vigilância Ambiental de Joinville orienta que as denúncias sobre locais onde possam haver focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, devem ser feitas pelo site da Prefeitura de Joinville, no espaço “Institucional – Registre uma manifestação”. Esse é o caminho para o registro oficial na Ouvidoria do Município.

Outra possibilidade para o registro da denúncia é pelos canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde (via WhatsApp), no telefone 3481-5165, que também oferecem atendimento às pessoas que tenham sintomas da dengue.

*Com informações de assessoria de imprensa

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul