Saúde vai mudar forma de atendimento de casos suspeitos de Covid-19 em Jaraguá do Sul

Foto Eduardo Montecino/Divulgação PMJS

Por: Áurea Arendartchuk

29/08/2022 - 13:08 - Atualizada em: 29/08/2022 - 13:45

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir do dia 1º de setembro haverá mudanças quanto aos atendimentos de casos suspeitos de covid-19 no município.

O paciente deverá continuar procurando sua unidade de saúde de referência. Lá receberá o atendimento clínico necessário (como já vem ocorrendo), só que poderá fazer na UBS mesmo o teste de covid ou ser encaminhado para realizar o procedimento em laboratório, confome o início dos sintomas.

O objetivo é agilizar este processo de atendimento. “A pessoa chegando no posto de saúde, com sintomas gripais, alguma queixa respiratória ou suspeita de covid poderá fazer lá mesmo, na triagem, o teste de covid se já estiver no período indicado para realizar o procedimento”, explica o secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti. Atualmente a pessoa que está com suspeita de covid-19 pode procurar diretamente a UAPS ou o posto de saúde que agenda o teste na UAPS.

A partir de 1º de setembro a UAPS vai atender somente os casos encaminhados pelo Pronto Socorro, conforme a classificação de Manchester (azul para não urgente e verde para pouco urgente) e não ofertará mais testes de covid-19.

As UBSs atenderão sintomas gripais e suspeitas de covid-19 de segunda a sexta feira. Nos fins de semana, os pacientes que precisarem de atendimento poderão procurar o PS do hospital São José. Estes pacientes serão atendidos como clínica normal e, havendo necessidade de realizar teste de covid, deverá procurar a UBS do seu bairro na segunda feira.

Número de atendimentos na UAPS desde 10/09/20 até agora

99.641 atendimentos
No mesmo período, o PS do Hospital São José atendeu 137. 568 pacientes (incluindo casos de covid também)
Os dois setores (UAPS E PS), atenderam entre covid e clínica no período da pandemia 237.209 pessoas.

Saiba qual é sua UBS de referência

Para pesquisar, siga os passos:
1 – No site da Prefeitura, acesse a aba GeoPortal
2 – Em seguida: “Acessar Geo”
3 – Faça login ou entre como anônimo
4 – Digite o seu endereço na aba “Endereço”, canto superior direito
5 – Na imagem, clique onde aparece seu lote
6 – Em seguida clique na aba “Saúde” e verifique sua unidade de referência