Saúde desenvolve ações de assistência multiprofissional aos sábados

Foto: Divulgação/PMJS.

Por: Elissandro Sutil

24/11/2021 - 14:11 - Atualizada em: 24/11/2021 - 14:53

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária à Saúde, realizou, ao longo dos últimos quatro meses, ações de assistência multiprofissional aos sábados nas Unidades Básicas de Saúde de Jaraguá do Sul.

O objetivo foi oportunizar atendimento às mulheres, em consultas de pré-natal odontológico, de enfermagem e médico, bem como a realização de exames citopatológicos/papanicolau (preventivo) e celeridade nas consultas médicas de retorno reprimidas pela pandemia de Covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, essas ações são importantes pois amenizam o tempo de espera da comunidade e propiciam horários alternativos para o cuidado à saúde da população.

Em relação aos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, a diretora de Saúde, Silvia Regina Bonatto, acrescenta que é motivo de atenção a baixa cobertura de atendimentos programáticos, como preventivo e pré-natal, no último ano.

Segundo ela, essa baixa se deve à pandemia, mas, diferentes ações estratégicas estão sendo utilizadas para garantir a assistência às pessoas.

Silvia ressalta, ainda, que no mês de outubro, mês do movimento popular “Outubro Rosa”, uma ação foi realizada em parceria com o Centro de Atenção à Mulher (CAM) para realização de exames preventivos e contou com o auxílio de profissionais da rede e a professora de Medicina da Instituição de Ensino Estácio de Sá, médica ginecologista e obstetra, Juliana Barros do Valle, que realizou atendimentos às mulheres com estudantes do curso de Medicina.

A gerente da Atenção Primária, Amanda de Lemos Mello, também destacou a importância dessas ações de assistência multiprofissional como forma de fortalecer ações de pré-natal, retorno das consultas médicas, especialmente das pessoas com doenças crônicas e, a realização de exames de preventivo papanicolau, sendo positivas as ações em horários diferenciados.

Segundo ela, no decorrer dessas ações aos sábados, em torno de 4 mil pessoas passaram por atendimento nas Unidades de Saúde, sendo mil consultas clínicas e de pré-natal.

Confira abaixo o número de atendimentos realizados ao longo das ações nos sábados: