Salvador cancela festa de réveillon por conta da variante ômicron e Carnaval também pode estar ameaçado

Foto BC Noticias

Por: Elissandro Sutil

29/11/2021 - 14:11 - Atualizada em: 29/11/2021 - 14:52

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira (29) o cancelamento da festa de Réveillon na capital baiana. Ele informou ter feito uma avaliação criteriosa a partir do surgimento da nova variante Ômicron e do aumento de casos de Covid-19 em países da Europa.

“Sei da importância do evento para a economia da nossa cidade, mas seguimos colocando a vida das pessoas em primeiro lugar”, disse em uma rede social.

Com relação aos festejos de Carnaval, considerados dos mais tradicionais do país, o prefeito declarou que irá tomar a decisão em conjunto com o governo estadual, “considerando toda segurança e cautela necessária para o momento”, disse.

Recentemente o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, publicou em seu Twitter que o Brasil fecharia fronteiras com seis países da África, porém, no sábado (27) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que outros quatro países africanos seriam acrescentados na lista.

São eles:

  1. África do Sul
  2. Botsuana
  3. Eswatini
  4. Lesoto
  5. Namíbia
  6. Zimbábue
  7. Angola
  8. Malawi
  9. Moçambique
  10. Zâmbia

Variante Ômicron

O surgimento de uma variante no novo coronavírus confirmado em regiões da África preocupa especialistas internacionais de saúde. Batizada de Ômicron, letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto, a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.

Onde a variante foi identificada?

Além de países vizinhos a Botsuana, como a África do Sul, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia), casos da variante Ômicron também foram registrados em outras regiões: Hong Kong, na China, foi a primeira delas.

Israel e Bélgica também tiveram registros, casos que seguem isolados.

O que há de diferente?

Nos casos analisados, constatou-se que a variante é portadora de dezenas de mutações genéticas que podem afetar os índices de contágio e de letalidade.

A OMS, entretanto, afirmou que ainda não há estudos suficientes para afirmar as propriedades da Ômicron, mas que já existem esforços científicos acelerados para estudar as amostras.

Um time de cientistas de universidades da África do Sul está decodificando o genoma da Ômicron, juntamente com dezenas de outras variantes do novo coronavírus.

Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Respostas e Inovações Epidêmicas da universidade de KwaZulu-Natal, afirmou em coletiva de imprensa que a variante Ômicron possui “uma constelação incomum de mutações”.

A variante Delta, por exemplo, possuía duas mutações em relação à cepa original do novo coronavírus, enquanto a Ômicron possui cerca de 50, sendo 30 delas localizadas na proteína Spike, responsável por infectar células saudáveis, explicou o brasileiro.

*Com informações de Agência Brasil.