Saiba como cuidar bem de cães ou gatos no verão

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/01/2018 - 06:01 - Atualizada em: 30/01/2018 - 08:41

É verão, tempo de sol e forte calor. É o momento de férias, viagem e passeios com o nosso amigo pet. Mas, atenção, especialistas alertam que, assim como a gente, nossos mascotes precisam de um cuidado extra para enfrentar a estação mais quente do ano. “Muitos animais sofrem bastante com o aumento da temperatura. Por isso, é preciso atenção, para garantir a saúde de nossos pets”, comenta a médica veterinária Eloísa Karla Serafim.

Ela explica que o zelo deve ser maior principalmente com as raças braquicefálicas, aquelas em que o animal tem o focinho mais curto, como buldogue francês, pug, boston terrier, pequinês, boxer, buldogue inglês, shih tzu, dogue de Bordeaux, entre outros, e com os animais mais gordinhos.

Ao contrário dos humanos, cachorros não transpiram pela pele, mas sim pelo coxim, que é aquela almofadinha da pata, pelo focinho e pela boca. É por esta razão que o cão coloca a língua para fora. Quando o focinho é curto, não há extensão suficiente para fazer a troca térmica, trocar o calor com o ambiente. “Por isso, nada de deixá-los ao sol”, orienta.

A veterinária também cita dicas básicas como trocar a água de cães e gatos de uma a duas vezes por dia. “Podemos estimular o animal a beber mais líquido, principalmente o gato, que não tem este costume. Colocar gelo no potinho d’água ou investir em fontes é uma dica interessante”, aponta a médica veterinária.

A automedicação, ou melhor, a medicação sem prescrição veterinária, também precisa atenção. “Os cães e gatos não reagem aos medicamentos como os humanos. Paracetamol, por exemplo, pode ser muito tóxico para algumas raças. Já o Dramin, muito utilizado por quem pega a estrada, porque combate enjoos e provoca sonolência, não tem contraindicações. Porém, a dosagem tem que ser determinada por um especialista. Por isso, é importante sempre consultar um veterinário”, finaliza.

CUIDE BEM DE SEU PET NO VERÃO

– NÃO DEIXE SEU AMIGO TRANCADO NO CARRO

Nestes dias mais quentes é muito comum as pessoas passearem de carro com seus bichinhos. Às vezes, no meio do caminho surge aquela necessidade de uma parada rápida para ir ao mercado ou fazer um lanche. Nestes casos, jamais devemos deixar nosso animalzinho trancado dentro do veículo. Com o calor, em minutos ele pode sofrer uma insolação, nos casos das raças como o bulldog e pug, que têm dificuldades respiratórias, poucos minutos nestas condições podem ser fatal.

– SOMBRA E ÁGUA FRESCA

Quem é que não gosta né? Após aquela corrida ou passeio com seu cãozinho, você deve ajudá-lo a aumentar a ingestão de água. O calor causa desidratação, por isso, ao sair, leve sempre uma garrafa de água. Quando observar que ele começa a ficar com a língua de fora com insistência é hora de um pit stop na sombra mais próxima.

– ATENÇÃO AOS HORÁRIOS

Não é adequado sair com seu patudo em horários em que o sol está mais forte. Prefira fazer isso antes das 10h ou depois das 16h – a mesma orientação dada aos humanos. Também é preciso prestar atenção com a temperatura do asfalto e da areia para que o mascote não queime as patinhas.

– SEU CÃO NÃO É UM MARATONISTA

Quando for passear, principalmente se seu cãozinho não estiver acostumado, tome cuidado com a distância percorrida, para não cansar seu bichinho em demasia. De 15 a 30 minutos é um bom tempo de caminhada, dizem os especialistas.

– CUIDADOS COM PARASITAS

Micoses, piolhos, sarnas e parasitas de pele são mais comuns no verão. Para evitar que o animal contraia alguma dessas enfermidades, recomenda-se evitar levar o cão a locais muito frequentados por outros animais. Sempre é bom também aplicar antipulgas e procurar um veterinário se perceber sinais como vômito ou diarreia.

– NA HORA DE DORMIR

Quando cachorros e gatos percebem que o local onde dormem é quente demais, eles próprios buscam lugares mais frescos, como o mármore ou piso da cozinha e outros cômodos com piso frio. Às vezes, porém, a área de circulação deles é restrita a uma parte da casa, de modo que eles não têm a possibilidade de escolha. Então, fique atento. Ah, não existe restrições em deixar seu pet consigo, no conforto do ar-condicionado, desde que a temperatura média seja de 24°C.

– PROTETOR SOLAR

É isso mesmo, animais também precisam se proteger contra o câncer de pele, principalmente se forem de pelo branco. Tanto cão, quanto os gatos. O filtro destinado aos animais deve ser aplicado em regiões sem pelos, como focinho e orelhas, em média a cada duas horas. Nunca aplique protetor solar humano sem consultar um médico veterinário.

– ALIMENTAÇÃO

Seu bichinho deve comer ração e petiscos fabricados especialmente para cães e gatos. Você sabe disso. Mas nesta época do ano, muita gente acaba dando outras guloseimas aos mascotes. Cuidado, seu animalzinho pode ficar intoxicado. A uva, por exemplo, é muito tóxica para os cachorros. Chocolates, também. Frutas cítricas como a laranja – que causa forte gastrite – e doces nem pensar.

*Reportagem de Windson Prado