Sábado é o Dia D de vacinação contra Poliomielite e Sarampo na Grande Florianópolis

Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo fará com que as portas das unidades de saúde fiquem abertas das 8h às 17h em todo o país | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

18/08/2018 - 06:08

O Dia D de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo está marcado para este sábado (18), em todo o país. Os pais têm a missão de levar as crianças entre um ano e menores de 5 até uma unidade de saúde do município.

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo fará com que as portas das unidades de saúde fiquem abertas das 8h às 17h em todo o país.

Em Florianópolis, o atendimento ocorrerá em todas as 49 unidades de saúde, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. São 23.930 crianças do público-alvo. A meta é vacinar, no mínimo, 95% dessas crianças, ou seja, 22.733.

O objetivo da campanha é vacinar todas as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, formando uma barreira sanitária, captando também aquelas que não foram vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação.

Dessa forma, busca-se minimizar o risco de adoecimento e, consequentemente, contribuir para a redução do risco de reintrodução dos vírus da pólio e sarampo no Brasil. A campanha vai até 31 de agosto.

“Os índices de vacinação estão baixos, por isso, pedimos aos pais que levem seus filhos neste sábado para vacinar na unidade mais próxima da sua casa”, reforça o secretário municipal da saúde, Carlos Alberto Justo da Silva.

São José quer imunizar 10 mil crianças

A Prefeitura de São José por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica, espera garantir a imunização de 10.742 crianças.

“É fundamental contar com a colaboração dos pais para que eles aproveitem o Dia D da campanha e levem seus filhos até a unidade básica de saúde mais próxima da onde residem e imunizem suas crianças contra o Sarampo e a Poliomielite”, reforça a secretária da Saúde, Sinara Simioni ao lembrar que até agora foram aplicadas 1.557 vacinas em São José, o que corresponde a 14,43% da cobertura desejada.

Para receber a vacina é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança. “É fundamental que os pais estejam munidos da caderneta de vacinação para que os profissionais da saúde possam verificar quais vacinas e reforços que a criança necessita”, orienta a diretora de Vigilância Epidemiológica, Mariliz Cabral Broering Diener.

Neste sábado (18), haverá um posto volante no Shopping Ideal, com vacinação contra pólio e sarampo, atividades educativas voltadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo e controle da dengue, bem como, a realização de testagens rápidas para hepatites e sífilis.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, e a única forma de prevenção também é por meio da vacina.

Biguaçu tem meta de mais de 3 mil crianças

 

Em Biguaçu, a meta da Secretaria é vacinar 3.336 crianças. Ao todo, 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Policlínica Municipal estarão abertas das 8h às 17h.

O objetivo é formar uma barreira sanitária, captando também aquelas que não foram vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação. Dessa forma, busca-se minimizar o risco de adoecimento e, consequentemente, contribuir para a redução do risco de reintrodução dos vírus da pólio e sarampo no Brasil.

Palhoça terá 21 unidades abertas

A Vigilância Epidemiológica de Palhoça não tem um número preciso de crianças que precisam ser vacinadas, por inconsistências dos dados que são repassados pelo IBGE ao município, segundo informações da Secretaria de Saúde.

No entanto, independentemente dos números, a estrutura está montada em todos os 21 pontos de saúde de Palhoça para receber as crianças.

Da mesma forma que as outras cidades, as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.

Perigos do Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.

Perigos da paralisia infantil

Já a paralisia infantil é causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, que geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas a exemplo do sarampo também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Dúvidas e informações importantes

Quando e onde ocorre a campanha?

O Dia D acontece neste sábado, dia 18/08, porém as crianças poderão ser vacinadas até o dia 31/08.

Qual o foco da campanha?

Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

O que devo levar?

Caderneta de vacinação da criança.

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?

Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

Qual a vacina usada contra a pólio?

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

Qual a vacina usada contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Adultos participam da campanha?

Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?