Rumo emite nota sobre milho despejado pelos vagões

Por: Elissandro Sutil

09/09/2017 - 17:09 - Atualizada em: 26/04/2018 - 14:08

Em razão dos incidentes recorrentes de derramamento de grãos ao longo da linha férrea de Jaraguá do Sul, a Prefeitura Municipal está exigindo providências da Rumo. Na noite de quinta-feira (7), a Defesa Civil flagrou mais uma ocorrência de despejo de centenas de quilos de milho por vários quilômetros da ferrovia.

Em nota, a Rumo ressaltou que realiza sindicância sempre que acontece derramamento de grãos na ferrovia, para identificar causas e evitar novas ocorrências. Paralelamente, recolhe a mercadoria derramada, prezando pela limpeza das áreas ferroviárias. “Diretamente interessada em conter qualquer perda de mercadoria ou dano ambiental, a concessionária avalia constantemente as condições dos vagões. Além disso, mantém vigilância como forma de inibir danos e saques. Mesmo ainda não tendo sido notificada pela administração pública sobre derramamento de grãos em Jaraguá do Sul, a companhia vem tomando as devidas providências relacionadas ao incidente”, disse a nota.

Centenas de quilos de milho foram despejados pelos vagões da Rumo na madrugada de quinta-feira | Foto Eduardo Montecino/OCP

LEIA TAMBÉM

– Prefeitura prepara laudo de derramamento de grãos na ferrovia em Jaraguá do Sul

Agora, o Executivo prepara um laudo relatando o problema e solicita reparo na linha férrea, em razão de alguns desníveis. Segundo o secretário da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Normando Zitta, a equipe da secretaria identificou desníveis entre um trilho e outro nas proximidades das empresas Zanotti e WEG, que poderiam estar causando o derramamento da carga. Ele ressalta que esta é a terceira vez que incidentes acontecem em um prazo curto de tempo. “Das outras vezes, derramou pouco. Agora, foi mais. No caso dos grãos, milho e soja, como já aconteceu, eles podem fermentar e até brotar e acabam atraindo animais, como ratos. Então, a prioridade era limpar o trecho atingido. Mas nos preocupa porque a carga derramada pode ser outra, como combustível, por exemplo”, ressalta.

O secretário diz que assim que o fato foi constatado a Rumo foi notificada e, na próxima segunda-feira, vai se reunir com o diretor da empresa para pedir solução para o problema. Em função do feriado na sexta-feira (8) na cidade de Curitiba, onde fica a sede da empresa, o Município providenciou levantamento fotográfico e laudo para notificar os responsáveis.

O desperdício nas cargas de grãos não acontece somente em Jaraguá do Sul, mas em outros municípios da região. No último dia 1º de setembro, o vereador de Guaramirim, Charles Longhi, postou em suas redes sociais imagens que demonstram o mesmo problema na cidade vizinha.