Rumo ALL continua a troca dos trilhos na região de Jaraguá do Sul

Foto Cláudio Costa/OCP

Por: Claudio Costa

04/10/2017 - 23:10 - Atualizada em: 05/10/2017 - 20:08

Uma equipe da Rumo ALL, concessionária da ferrovia, realizou durante esta quarta-feira (4) a retirada de dormentes e trilhos velhos em Jaraguá do Sul. O material estava acumulado em uma área próxima da rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, no Centro, e é resultado do trabalho de manutenção que a empresa realizou após o descarrilamento de um vagão no dia 17 de setembro. O trem danificou os trilhos entre a região central e o bairro Baependi.

De acordo com informações da assessoria de imprensa, a Rumo ALL está realizando a troca dos trilhos nos trechos entre as cidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Corupá. Também há diversos trechos entre Mafra e São Francisco do Sul sendo revistos. “A empresa também vem realizando melhorias para evitar o derramamento de grãos”, explica a assessoria ao ser questionada sobre os problemas causados pelos vagões carregam milho e outros grãos pelas cidades da região.

Ainda segundo a empresa, além da prevenção, há a busca da correção de defeitos na malha ferroviária sob concessão. “Para detectar qualquer anomalia são feitas rondas, além de inspeções com carro controle (equipamento de medição de geometria de via) e inspeção de ultrassom em trilhos. Por meio da base de dados adquirida, esquipes especializadas da Companhia planejam a priorização para as manutenções”, ressalta a assessoria. Um dos exemplos deste tipo de manutenção foi realizado na rua Marisol, onde um defeito no trilho provocava um solavanco no trem e o derramamento de grande quantidade de grãos.

LEIA MAIS:

Trabalhadores recuperam trilhos danificados por eixo de trem em Jaraguá do Sul

Trem que teve problema no eixo é liberado no bairro Baependi em Jaraguá do Sul