Revogado em abril, horário de verão resolveu aparecer neste domingo

Foto: Pixabay

Por: Thomas Madrigano

20/10/2019 - 12:10

O horário de verão foi extinto pela caneta presidencial no dia 25 de abril deste ano, mas – aparentemente – não foi suficiente para que alguns aparelhos celulares deixassem de adiantar o relógio em uma hora na virada de sábado (19) para este domingo (20).

A data prevista para o início do horário de verão seria exatamente hoje – o terceiro domingo de outubro. Mesmo com sua revogação, o problema já era aguardado e, por isso mesmo, o Google havia comunicado aos usuários de Android que tirassem a atualização automática de horário.

Nas redes sociais, muitas pessoas mostraram-se confusas com a hora, e houve alguns desencontros em compromissos previamente agendados.

Propósito

O propósito do horário de verão era aproveitar os dias mais longos do ano para economizar energia elétrica, substituindo-a pela luz natural.

No entanto, lâmpadas mais econômicas e demais tecnologias modernas fizeram com que o horário de pico do consumo energético passasse das 18h para as 15h, em função principalmente do uso do ar-condicionado.

A decisão de revogar o horário de verão partiu da recomendação do Ministério de Minas e Energia, que concluiu que, além de ele mexer no relógio biológico das pessoas, ele estava sendo pouco efetivo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger