Por unanimidade, foi aprovado requerimento do deputado Bruno de Souza (Novo) que solicita a realização de audiência pública para discutir o retorno das atividades escolares de forma presencial em Santa Catarina, em data a ser definida.

O parlamentar defendeu a necessidade de um debate amplo, democrático e público sobre a questão já que o governo estadual liberou para os comitês municipais a decisão do retorno das aulas, mas somente 20 cidades decidiram sobre o tema.

“É um tema essencial que precisa ser amplamente discutido”, reforçou.

Conforme a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB), mais uma vez, o Legislativo deve tomar para si o protagonismo do debate e encaminhar a solução.

Ada resgatou a participação do diretor de Estratégia Institucional do Instituto Butantan, Raul Machado Neto, durante a reunião da Comissão de Saúde da Assembleia.

"Questionei sobre os procedimentos para a volta às aulas e a retomada dos eventos. Gostaria de ouvir a opinião técnica, de quem está no centro das pesquisas sobre o coronavírus. O diretor colocou que o Instituto Butantan não participa dessas decisões. Mas, na opinião dele, é fundamental um rigor bastante grande na implementação de medidas de distanciamento e higiene, além da capacidade de testagem. E eu concordo", disse Ada.

Casos

Na última semana, Santa Catarina registrou 13.924 novos casos e 80 mortes em decorrência da Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira, 4, os dados da Matriz de Risco Potencial. A região da Grande Florianópolis foi reclassificada para o risco Gravíssimo (cor vermelha), outras 11 regiões encontram-se em estado Grave (cor laranja) e quatro em Alto (cor amarela).

Desde o dia 15 de setembro, Santa Catarina não possuía região em estado gravíssimo.


Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul