Ansiedade: retiro criado por jaraguaenses traz práticas para lidar com essa aflição

Os jaraguaenses Luís Fernando Leier e Danusa Araújo ensinam técnicas para lidar com a ansiedade. Fotos Divulgação

Por: Natália Trentini

27/08/2018 - 19:08 - Atualizada em: 31/08/2018 - 18:22

A mente não para. Você sofre antes da hora. É difícil pegar no sono. O medo de não dar conta da rotina está sempre ali, pensamento após pensamento. Essas situações parecem tão extremas, mas são parte da vida de muitas pessoas que, sem pensar duas vezes, se definem como ansiosas.

Mas esse não é um beco sem saída. Para lidar com esse emaranhado de questões, o autoconhecimento, a meditação, a respiração, o relaxamento e outras práticas podem abrir novas percepções. É exatamente isso que o Retiro Além da Ansiedade, da Tribo Inspire, promove entre os dias 14 e 16 de setembro.

A proposta é trabalhar práticas simples que despertem nas pessoas uma nova forma de encarar os pensamentos, sentimentos e emoções. São técnicas que serão levadas para o dia a dia.

O terapeuta e facilitador Luís Fernando Leier ressalta essa dificuldade que temos de criar espaço para lidar com as questões emocionais e psicológicas que carregamos dentro de nós.

“Você já percebeu que os sentimentos que nos afligem são sempre negados? É difícil encontrar apoio no dia a dia, pois julgamos ser feio sentir tristeza, estar nervoso, sentir-se ansioso, e por medo de se expor, suprimimos tudo isto até que um dia surtamos’’, aponta.

Retido Além da Ansiedade é voltado a homens e mulheres que queiram aprender a viver em harmonia. Foto Divulgação

Luís Fernando conta que o evento surgiu ao observar o relato de pessoas que chegaram a Tribo Inspire, ao longo dos últimos oito retiros realizados, descrevendo a ansiedade como principal problema.

O retiro te dá esse espaço para que você possa aprender a diminuir a agitação mental, investigando com maior profundidade seus sentimentos e emoções, desenvolvendo maturidade psicoemocional”, complementa.

“Mas eu não preciso de um retiro”

Negar a importância de entrar em contato com você mesmo é um dos fatores que leva a ansiedade e outros transtornos a crescerem. É preciso tomar a decisão de seguir um novo caminho. Segundo Luís Fernando, os retiros foram parte de seu próprio processo de reconexão com a vida e de transformação. Daí a vontade de promover encontros nesse formato.

No Retiro Além da Ansiedade, os participantes estarão na Pousada Shanti Gaia, em Campo Alegre, em meio a natureza, com alimentação diferenciada e tranquilidade. E o melhor, distante das distrações que surgem na rotina, permitindo um aprofundamento interior.

“Você vai estar em um lugar próprio para iniciar seu autoconhecimento, com pessoas em que você pode confiar, pois já passaram pelo processo de reequilíbrio psicoemocional”, descreve a yogaterapeuta Danusa Araújo Leier.

Com estrutura confortável e em meio a natureza, Pousada Shanti Gaia acolhe os participantes. Foto Divulgação

Segundo ela, são dois dias e meio de aprofundamento, de muita presença e paz. “Ali a pessoa vai estar em um espaço que promove uma tranquilidade, uma paz, ela vai se sentir segura, confortável. Por isso a importância de um retiro: Se retirar do cotidiano para ver com maior profundidade o que está causando sua ansiedade, estresse ou até mesmo sua depressão”.

Como se inscrever? Basta entrar em contato clicando aqui.

O que acontece no retiro?

A imersão acontece do fim da tarde de sexta à domingo em uma pousada alto padrão, com refeições saudáveis e natureza abundante. As práticas não exigem qualquer conhecimento prévio e são formatadas para uma primeira experiência.

Os participantes vão experimentar práticas efetivas de autoconhecimento, como yoga, exercícios de respiração consciente com foco no gerenciamento emocional, como estresse e ansiedade; terão momentos de meditação ativa e passiva com momentos de silêncio, que são essenciais para aflorar a clareza mental; rodas de conversa e momentos de celebração e alegria.

Práticas de autoconhecimento aprendidas por Luís Fernando e Danusa serão compartilhadas. Foto Divulgação

Esse retiro é voltado para adultos, homens e mulheres que querem “virar a chave”. “Em 2011 eu passei por um ano difícil, com crises de ansiedade, desenvolvi depressão e pânico, e para complicar tudo, um câncer linfoma de Hodgkin foi diagnosticado, o autoconhecimento salvou minha vida”, compartilha Luís.

Quem foi, se transformou

A facilitadora Danusa Araújo ressalta que a maioria das pessoas vive sem desfrutar suas vidas em pleno potencial.

“As pessoas vão tendo uma vidinha, que não tem encantamento, que não tem descoberta, que não tem alegria. As pessoas acordam segunda-feira torcendo para chegar logo sexta. Passam a maior parte da semana esperando chegar algo”, compartilha Danusa.

Integrante de um dos retiros promovidos pela Tribo Inspire, a empresária Helena Castella, 29 anos, afirma que não imaginava que a transformação seria tão grande.

“Não tinha ideia de que seria tão profundo e intenso. Pude entender melhor questões difíceis na minha vida e enxergar com clareza como observadora, de forma consciente. Pude me autoconhecer e entender meus anseios, com mais certeza de minha jornada”, destaca.

Tribo Inspire já promoveu oito retiros, reunindo pessoas que relaram transformações na rotina. Foto Divulgação

O entendimento sobre questões pessoais também é pontuado pela publicitária Marcela Pereira, 25 anos. O retiro, aponta, despertou a consciência de que ela costumava viver no automático.

“Meu dia a dia é muito agitado, por isso eu sempre me acostumei em fazer minhas tarefas diárias sem parar para perceber as minhas ações, o meu comportamento com os outros e as reações do meu corpo. Precisei desse momento para abrir os olhos, e foi maravilhoso”, ressalta.

Quem é a Tribo Inspire?

O nome dá a dica. Inspirar. Da forma como foram tocados por tantos conhecimentos transformadores, Danusa Araújo Leier e Luís Fernando Leier se dedicam a realmente inspirar pessoas no processo de autoconhecimento em Jaraguá do Sul. “Vamos juntos”, é assim que o casal chama todos em busca de perceber a vida de uma outra maneira.

Inspirar mais pessoas a buscarem viver com encantamento é missão de Luís Fernando e Danusa. Foto Divulgação

Luís Fernando é formado em psicologia transpessoal pela Unipaz e é facilitador da técnica de respiração de renascimento da linhagem de Leonard Orr e orienta grupos de meditação e autoconhecimento . Danusa é chef de cozinha, disseminadora da alimentação consciente, instrutora de yoga, publicitária, entre outros dons.

Entre em contato com a Tribo Inspire

Whatsapp: (47) 9619-5954, com a Danusa
Por e-mail: contato@triboinspire.com.br
Facebook: www.facebook.com/triboinspire
Instragram: @triboinspire