Reitor afastado da UFSC, Luis Cancellier, é encontrado morto em shopping de Florianópolis

O reitor afastado da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Luis Carlos Cancellier, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (2) em um shopping no Centro de Florianópolis. A polícia trabalha inicialmente com a hipótese de suicídio.

A polícia encontrou a CNH de Cancellier junto ao corpo, por volta das 10h30. O IML, a polícia, o irmão do reitor e outros familiares estão no local para os procedimentos legais.

O reitor foi encontrado morto no vão central de um shopping no Centro da Capital – Michael Gonçalves/ND

O Beiramar Shopping enviou uma nota à imprensa confirmando a morte no local. “É com pesar que o Beiramar Shopping confirma a ocorrência de um suicídio na manhã desta segunda-feira. Segundo boletim divulgado pela Polícia Militar, confirma-se a identidade da vítima, sendo o reitor da UFSC, Luís Carlos Cancellier”, diz a nota.

Cancellier estava afastado da instituição por determinação judicial. Ele e outras seis pessoas foram presas no dia 14 de setembro e liberadas no dia seguinte. A Operação Ouvidos Moucos, da Polícia Federal, apura desvio de recursos em cursos de Educação a Distância (EaD) oferecidos pelo programa Universidade Aberta no Brasil (UAB) na UFSC.

Na última quinta-feira, Cancellier publicou um artigo no jornal “O Globo”, do Rio, em que fala sobre “a humilhação e o vexame” a que foi submetido. Também afirmou que a situação “não tem precedentes na história da instituição” e que teve a vida “devassada” e a “honra associada a uma ‘quadrilha’”.

Natural de Tubarão, Luis Carlos Cancellier de Olivo foi empossado reitor da UFSC em maio de 2016 para a gestão de 2016 a 2020. Ele também foi membro do Conselho Editorial da EdUFSC de 2009 a 2013, chefiou o departamento de Direito da UFSC de 2009 a 2011 e presidiu a Fundação José Arthur Boiteux entre 2009 e 2010.

As pró-reitorias e secretarias da Administração Central da UFSC paralisaram as atividades a partir das 11h, em função do trágico acontecimento.