Jaraguá do Sul recebeu uma notícia na manhã de ontem (3) que acendeu de vez o sinal de alerta para vacinação da gripe. Os exames confirmaram a primeira morte por influenza A em 2019 no município.

A vítima foi uma mulher de 48 anos, que estava internada no Hospital São José desde 26 de abril e faleceu no dia 1º de maio.

Segundo a supervisora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp, os exames confirmaram que a morte foi pelo vírus H1N1. Ela ainda disse que a mulher tinha hipertensão e diabetes, portanto, fazia parte do grupo de risco que precisa se vacinar contra o vírus.

De acordo com Ana, outros oito casos foram analisados nos municípios da região, mas os exames deram negativo. Um menino de um ano está internado e também esperando a análise para saber se a causa é a influenza A.

"Houve a confirmação de H1N1 em uma criança de nove anos, que já recebeu alta no fim de março", relata.

Ana acredita que os próximos dias serão bem intensos para as unidades de saúde do Vale do Itapocu, devido a primeira morte registrada, algo que aconteceu com a vacina contra a febre amarela após a morte de um morador de Joinville.

"O óbito tem o poder de tirar as pessoas de casa e ir ao posto de saúde. Infelizmente é preciso ser assim para chamar atenção da população", diz.

Ações contra gripe intensificam no fim de semana

Neste sábado (4), todos os municípios da região estarão realizando o dia D da vacinação contra a gripe. Até o momento, Jaraguá do Sul vacinou 38,5% do público-alvo, com 15,4 mil pessoas imunizadas de aproximadamente 40 mil que precisam receber a dose.

As 21 unidades de saúde com salas de vacina e a Central de Vacinas estarão abertas nesse sábado, das 8h às 17 horas, para vacinar os grupos prioritários contra a gripe.

Em Jaraguá do Sul, 21 unidades de saúde com salas de vacina estarão abertas nesse sábado. Foto: Eduardo Montecino/OCP

Guaramirim pretende vacinar um total de 9 mil pessoas e já imunizou 2,5 mil pessoas, representando 27% do público-alvo. Neste sábado, as nove unidades de saúde do município estarão atendendo das 8h às 16h30.

Em Schroeder, as unidades de saúde do Centro, Rio Hern, Centro Norte e Schroeder 1 estarão abertas das 8h às 11h30 e das 13h até as 16h. A expectativa do município é imunizar, ao longo da campanha, 4,6 mil pessoas, sendo que no momento 1,4 mil foram vacinadas.

em Massaranduba, todas as cinco unidades de saúde atenderão a comunidade das 8h até as 17h. O município aplicou cerca de 2 mil doses e espera vacinar 5,2 mil pessoas.

Corupá vai atender somente na unidade de saúde do Centro neste sábado, com quatro salas de vacinação. O município imunizou cerca de mil pessoas e o público-alvo é de 4,6 mil.

Quem deve se vacinar contra a gripe?

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes
  • Mulheres que estiverem em fase de pós-parto (40 dias)
  • Acima de 60 anos
  • Professores de área pública e privada
  • Profissionais da área da saúde

Quer receber as notícias no WhatsApp?