Recomendação de exercícios da OMS é insuficiente para combater doenças

Foto: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/08/2016 - 04:08

Os exercícios físicos são grandes aliados na prevenção de doenças, tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todas as pessoas pratiquem um mínimo de atividades. A recomendação é de 600 equivalentes metabólicos (MET, na sigla em inglês) por semana, algo como 150 minutos de caminhada, ou 75 minutos de corrida, mas um estudo publicado esta semana no periódico científico “BMJ” afirma que é pouco. A sugestão, para realmente ter benefícios para a saúde, é de 3.000 a 4.000 METs, de cinco a sete vezes o aconselhado pela OMS.

Os pesquisadores revisaram 174 estudos sobre a relação entre a prática de atividades físicas e o risco do desenvolvimento de câncer de mama e de cólon, diabetes, doença arterial coronariana e derrame cerebral. Apesar de todos indicarem que quanto maior o volume de exercícios, menor o risco, os ganhos substantivos só ocorrem em indivíduos que praticam acima de 3.000 METs/semana.

Por exemplo, no diabetes o risco de desenvolvimento da doença é 2% menor para quem cumpre as recomendações da OMS, de 600 METs por semana, percentual que sobre para 21% para indivíduos que praticam mais de 3.600 METs de atividade física semanal. Pode parecer muito, mas basta incluir algumas atividades no dia a dia.

“Para alcançar 3.000 METs/semana, a pessoa pode subir escadas por dez minutos, aspirar o chão por 15 minutos, cuidar do jardim por 20 minutos, correr por 20 minutos e andar até o transporte público por 24 minutos diariamente”, aponta o estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle.

“É importante lembrar que toda atividade conta e uma boa forma de aumentar a atividade física diária é simplesmente incorporá-la ao cotidiano”, disse Simon O’Neill, diretor da ONG britânica Diabetes UK, em entrevista ao “ The Guardian”. “Por exemplo, saltar do ônibus um ou dois pontos antes ou andar até o mercado. Também tente descobrir atividades prazerosas, como dançar, pedalar ou cuidar do jardim”, aconselhou.