Rancho Bom de Schroeder | Foto Rafael Verch

Rancho Bom de Schroeder | Foto Rafael Verch

Por Rosana Ritta
Fotos Rafael Verch/Divulgação
A rede Rancho Bom de Supermercados, com origem em Schroeder e lojas também em Jaraguá do Sul, recebeu no dia 22 deste mês o prêmio de Supermercado de Porte Médio Mais Admirado pelos Clientes. A premiação se refere à região Norte de Santa Catarina e foi entregue pela Acats (Associação Catarinense de Super­mercados) na ceri­mônia de encerramento da 30ª Exposuper (Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Su­permercados), realizada pela entidade entre os dias 20 a 22 deste mês, no Complexo Expoville, em Joinville.
A premiação é resultado de pesquisa realizada pela Acats com clientes, fornecedores e demais parceiros da rede Rancho Bom. Participaram da pesquisa realizada pelo Instituto Mapa todos os supermercados filiados à Acats. Mais de mil consumidores, e também fornecedores, foram consultados. Eles tiveram a oportunidade de avaliar diversos quesitos, justificando desta forma o que mais os atrai e os torna consumidores e fornecedores da rede. A pesquisa avaliou aspectos como atendimento, preços, promoções, qualidade e variedade de produtos e a localização das cinco lojas da rede - duas localizadas em Schroeder e três em Jaraguá do Sul.
rancho bom 1 (1)
"Temos orgulho e uma alegria imensa ao observamos a transformação daquele empreendimento familiar surgido lá em 1968. Esse prêmio reflete nosso comprometimento com o desenvolvimento das pessoas, com serviços de qualidade e o bom re­lacionamento que temos com os fornecedores”, destaca o gerente de marketing da rede, Robson Se­bold.
"Mais do que informarmos deste prêmio, queremos agradecer do fundo do coração a todos os clientes, colaboradores, fornecedores e à Acats pelo reconhecimento ob­tido”, reforça Sebold, que trabalha no grupo há sete anos - há seis meses na função de gerente de marketing.
Na grande final da votação, o Rancho Bom enfrentou outros dois fortes concorrentes ao prêmio, as redes Albino e Condor, ambas concorrendo com as unidades de Joinville.
Um bairro e uma história de décadas
Foi no bairro Rancho Bom, na então comunidade rural de Schroeder da década de 60 que o casal Erico e Leonor Tomaselli Borinelli fundou em 1968 a Casa Comercial Erico Borinelli. Era uma pequena mercearia com 48m², que fornecia serviços de tafona para os colonos que traziam milho em grão para ser moído e também que servia de lazer, oferecendo para a comunidade uma cancha de bocha, mesa de sinuca e bar.
O primeiro grande passo para a consolidação da rede que hoje tem cinco lojas foi dado em 1º de agosto de 1990, quando a Casa Comercial Erico Borinelli passou a se chamar Supermercado Rancho Bom Ltda., tendo como inspiração o nome do bairro, que também se chamava Rancho Bom. A partir desta data, a empresa passou a ser administrada por Clélio Nevio Baggenstoss e pela esposa dele, Grácia Parecida Borinelli Baggenstoss, filha do casal Borinelli.
Dia 22 de Junho, gerente financeiro do Rancho Bom Supermercados, Inácio piske, recebe troféu SUPERMERCADO MAIS ADMIRADO DO NORTE CATARINENSE – MÉDIO PORTE | Foto Divulgação
Gerente financeiro do Rancho Bom Supermercados, Inácio Piske, recebe troféu SUPERMERCADO MAIS ADMIRADO DO NORTE CATARINENSE – MÉDIO PORTE, em evento da Acats, no dia 22 de junho | Foto Divulgação
A partir de 2007, o processo de expansão
Em 2007, foi inaugurada a segunda loja, localizada no centro da cidade de Schroeder. Em 2010, o Rancho Bom expandiu fronteiras e apostou no mercado jaraguaense, abrindo sua 3ª loja, no bairro Jaraguá Esquerdo, em Jaraguá do Sul. Em 2013, foi inaugurada a 4ª loja, no bairro Vieiras, e em 2016 a 5ª, no bairro Rio Cerro. No total, a rede oferece hoje em torno de 400 vagas de emprego direto, onde a qualificação profissional dos funcionários é considerada um investimento prioritário.
Hoje, a terceira geração da família já participa da administração do Rancho Bom Supermercados, por meio dos filhos de Clélio e Grácia, Gustavo Borinelli Baggenstoss e Rodolfo Borinelli Baggenstoss. A empresa também conta na administração com o gerente comercial Jackson Rocha de Camargo, que está na empresa há 18 anos.
Os projetos para o futuro incluem planos de expansão e uma nova unidade em Jaraguá do Sul, no bairro Três Rios do Sul. O galpão já foi concluído e, segundo Sebold, só não vai ser aberta agora porque a rede trabalha na ampliação dos seus centros de distribuição de produtos para, então, inaugurar a nova uni­dade, que deverá ser a maior do grupo. Um dos centros, chamado de CD2, será somente para bebidas, para abastecer todas as lojas do grupo.
CONHEÇA:
RANCHO BOM JARAGUÁ DO SUL - RIO CERRO
RUA PASTOR ALBERT SCHNEIDER, 900 - BARRA DO RIO CERRO - JARAGUÁ DO SUL/SC
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. À SÁB. 8H ÀS 21H / DOMINGO FECHADO
TELEFONE: 47/3374-6993
RANCHO BOM JARAGUÁ DO SUL - JARAGUÁ ESQUERDO
RUA JOÃO JANUÁRIO AYROSO, 1616 - JARAGUÁ ESQUERDO - JARAGUÁ DO SUL/SC
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. À SÁB. 8H ÀS 21H / DOMINGO FECHADO
TELEFONE: 47/3374-6994
RANCHO BOM JARAGUÁ DO SUL - VIEIRAS
RUA EXPEDICIONÁRIO RUDI HORBURG, 16 - VIEIRAS - JARAGUÁ DO SUL/SC
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. À SÁB. 8H ÀS 21H / DOMINGO FECHADO
TELEFONE: 47/3374-6995
RANCHO BOM SCHROEDER
RUA CÂNDIDO TOMASELLI, 879 - RANCHO BOM - SCHROEDER/SC
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. À SEX. 8H ÀS 12H - 14H ÀS 19H / SÁB. 7H30MIN ÀS 16H / DOMINGO FECHADO. TELEFONE: 47/3374-6996
RANCHO BOM SCHROEDER CENTRO
RUA MAL. CASTELO BRANCO, 5120 - CENTRO - SCHROEDER/SC
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. À SEX. 8H AS 20H / SÁB. 7H30 AS 19H / DOMINGO FECHADO. TELEFONE: 47/3374-6997