Que tal fazer um intercâmbio? Evento vai sortear curso na Irlanda

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/11/2016 - 07:11 - Atualizada em: 16/11/2016 - 08:11

A vontade de desbravar novas paisagens e imergir em diferentes culturas mundo afora habita o pensamento de muitas pessoas, inclusive moradores de Jaraguá do Sul e região. Com o objetivo de provar que é possível realizar esse sonho, o consultor da Seda College, João Marcos, desembarcou diretamente da capital da Irlanda para o Brasil e estará nessa quarta-feira (16) no Stannis Pub para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre intercâmbio.

Além de falar sobre a experiência e inspirar quem marcar presença no evento, o consultor irá sortear um curso de inglês com duração de quatro semanas em Dublin, através da escola.

Prédio da SEDA College, na capital Dublin (Foto: Arquivo Pessoal)

Prédio da SEDA College, na capital Dublin (Foto: Arquivo Pessoal)

Serão três horas por dia de curso, com o fim de semana livre para o intercambista. A Seda, reconhecida como umas das melhores escolas de inglês da Europa, fornecerá todo o suporte para o aluno realizar a viagem. Passagens, alimentação e demais despesas ficam por conta do ganhador. “Com o bate papo, buscamos tirar esse medo que ronda o tema intercâmbio e mostrar que é mais fácil do que se imagina, independente do destino desejado. Vale muito a pena”, destaca Marcos.

Entre os atrativos da Irlanda, ele cita o custo de vida acessível e a facilidade para entrar no país e conseguir um emprego. “O estudante vai estar livre para viajar nos fins de semana e conhecer outras nações europeias, com passagens baratas e destinos incríveis por perto”, comenta. Dublin recebe imigrantes de diversos países e, como explica Marcos, os moradores são muito receptivos. “É uma grande mistura de culturas e acredito que por isso eles lidem tão bem com os visitantes. A simpatia lembra os brasileiros”, observa.

Vídeo produzido na SEDA College pelos alunos

Outra vantagem é o fato de o estudante conseguir permissão para trabalhar e assim poder juntar recursos para se manter. Conforme o consultor, o visto garante permanência de oito meses, com seis meses de aula em meio período e dois podendo trabalhar integralmente.

A principal dificuldade de viver Dublin, aponta João Marcos, é o clima frio. “São quatro meses de temperaturas muito baixas, como -4ºC, chovendo direto. Amanhece umas 10h e já escurece às 17h, isso deixa o pessoal mais desanimado”, aponta. As responsabilidades que precisam ser assumidas também pesam, principalmente pelo ambiente totalmente diferente, segundo o consultor.

IMG_1107

Dublin conta com cenários como o Whelan’s, Pub, onde foi gravado o filme P.S. Eu te Amo

Saindo da zona de conforto

Natural de Guaramirim, João Marcos viajou pela primeira vez para a terra celta, das cervejas e duendes em 2014. O país não era a primeira opção de destino do intercambista, mas acabou sendo o escolhido pelas vantagens oferecidas. “Meu sonho sempre foi ir para o Canadá, porém, quando fui pesquisar os preços, era o dobro do custo do que se fosse para a Irlanda. Não conhecia nada sobre lá, e talvez esse tenha o motivo para eu ter gostado tanto”, conta.

joao

Foto: Arquivo Pessoal

Durante os doze meses de viagem, Marcos estudou na Seda College e participou de um programa de estágio onde produziu conteúdo sobre a escola para o mercado brasileiro. Voltou para Guaramirim em 2015 e, em janeiro deste ano, viajou novamente para o país, onde permanecerá até pelo menos metade do ano que vem. “Foi muito diferente quando voltei, mesmo com o apego aos familiares, sentia falta da liberdade e de coisas simples, como o amplo horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais”, cita.

A entrada ao evento será gratuita e para concorrer ao curso basta assinar o nome em uma lista de interessados. O Stannis Pub abre às 18h30, com palestra prevista para iniciar às 19h. Mais informações no evento no Facebook. Além de Jaraguá, o Stannis Pub de Itajaí também receberá o evento, no dia 23. Mais informações neste link.