O sistema de armadilhas fotográficas instaladas pelos biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) em áreas de preservação ambiental do município flagrou a presença de um puma, grande felino ameaçado de extinção. Segundo um dos especialistas neste trabalho, este sistema de monitoramento foi instalado em áreas prioritárias para criação de Unidades de Conservação indicadas pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de Jaraguá do Sul.

A foto foi tirada na noite de 18 de março deste ano, mas só divulgada nesta segunda (22). Também conhecido como  onça-parda, suçuarana ou leão-baio, este animal é um carnívoro de hábito solitário e territorialista, sendo a maior espécie de felino encontrada em Santa Catarina e a quarta maior do mundo, podendo chegar até 72 quilos e comprimento (cabeça e corpo) de 1,5 metro. Na Mata Atlântica, estima-se que exista uma população com menos de 1.000 indivíduos aptos a se reproduzirem.

As principais ameaças para a espécie são perda e fragmentação de habitat (florestas) por expansão urbana e agropecuária, atropelamentos e caça. Apesar de seu tamanho e hábito alimentar carnívoro ela não oferece risco a população.

Nos estudos realizados pela Fujama já foram registradas outras espécies pertencentes a fauna e flora ameaçadas de extinção. “Porém, o registro desse felino é um forte indicador do bom estado de conservação de algumas áreas do Município, o que as tornam prioritárias para a criação de Unidades de Conservação, visando a proteção da biodiversidade local”, complementa um dos biólogos da Fujama, Christian Raboch Lempek.

Quer receber as notícias no WhatsApp?