Protetora de animais amarra cães no pátio da prefeitura após ser acusada por maus-tratos no RS

Foto: Divulgação.

Por: Elissandro Sutil

19/11/2021 - 15:11 - Atualizada em: 19/11/2021 - 21:30

Uma moradora de Farroupilha (RS), a 115 quilômetros de Porto Alegre, amarrou dois cães aos mastros das bandeiras no pátio da Praça da Emancipação. Aline Amaral, conhecida por ser engajada na proteção animal, conta que tomou esta atitude em protesto ao Departamento de Proteção Animal. O caso aconteceu na manhã da quinta-feira (18).

Ela relatou que um macho e uma fêmea apareceram em frente ao seu estabelecimento comercial. Ela procurou o DPA, mas não recebeu ajuda para que os animais fossem recolhidos. Após o órgão se negar a ajudar, ela resgatou os animais e levou para a casa do pai.

Na quarta-feira (17), a diretora do Departamento de Proteção Animal, Arlene Lazzari, foi até a casa de seu pai e alegou que os animais estavam em más condições, sem abrigo adequado e em meio a entulhos.

Aline explicou que a casa do pai foi reformada há pouco tempo e por conta disso alguns entulhos ainda estão lá, mas que essa situação seria passageira, assim como a estadia dos animais.

Revoltada com a situação, na manhã desta quinta-feira, ela levou os dois cães até a prefeitura para o departamento tomar as devidas providências.

Os animais acabaram fugindo para a rua, de onde foram recuperados por Aline, que os amarrou nos mastros até que fossem recolhidos, o que foi feito mais tarde por funcionários da prefeitura.

A Prefeitura de Farroupilha disse que está apurando os fatos e vai se manifestar “em momento oportuno, através de nota”.