Pronto Atendimento do Hospital Santo Antônio em Guaramirim passa por ampliação

Obras no hospital devem seguir pelos próximos três meses | Foto Eduardo Montecino/OCP

Por: Gustavo Luzzani

12/06/2018 - 06:06 - Atualizada em: 13/06/2018 - 09:17

O Pronto Atendimento do Hospital Municipal Santo Antônio, em Guaramirim, vai passar por reformas e ampliação pelos próximos três meses. As obras estavam programadas para iniciar ainda em maio, mas com a paralisação dos caminhoneiros elas começaram na última semana junho e devem seguir até setembro.

Segundo o gestor do hospital, Jackson Testoni, a reforma busca aumentar a comodidade e conforto dos pacientes. “A obra deixará o ambiente mais amplo e humanizado para todos que utilizam o Pronto Atendimento, que soma aproximadamente 5,5 mil pacientes por mês”, destaca.

Testoni comenta que a recepção terá  capacidade para 50 pessoas depois da reforma. Em um ambiente fechado e climatizado, o PA terá o dobro de cadeiras e um espaço para as crianças. Outra novidade é a chamada eletrônica, assim os médicos não precisarão sair da sala para chamar os pacientes. A obra aumentará o espaço em 54 metros quadrados.

Antes das obras, os pacientes precisavam esperar no lado de fora, sujeitos ao frio e chuva, para depois partirem à recepção. Então, eles eram chamados para a triagem e depois voltavam à recepção do PA. Segundo Testoni, a obra deve facilitar, pois os pacientes vão esperar em um local com aproximadamente 50 cadeiras, passarão pela triagem e depois seguirão para outra sala. Assim, o fluxo do hospital será contínuo.

A diarista Jandira do Amaral, de 50 anos, comemorou a mudança. “Vai facilitar muito porquê não precisamos mais esperar em um local aberto. As mudanças são necessárias e sempre bem-vindas”, destaca. Ela ainda fez um pedido para a contratação de mais médicos no hospital, com a intensão de deixar o atendimento mais rápido. O Santo Antônio tem três médicos no PA, sendo um pediatra que atua na parte da manhã.

Enquanto as obras ocorrem, a recepção central do hospital realizará o primeiro atendimento e a triagem dos pacientes. A sala de enfermagem, ao lado da recepção, foi reservada para acolher os pacientes na pós-triagem. Com essa sala extra, mesmo improvisada, a área que o hospital montou têm  cadeiras a mais do que antes das obras.

A reforma deve custar em torno R$ 56 mil, com recursos provenientes do governo do Estado. A empresa responsável é a OMVS Construtora LTDA e as obras ainda estão em fase de fundamentação. A gestão do hospital pede paciência aos pacientes pelos transtornos causados, mas enfatiza que a ampliação trará melhorias estruturais para toda a população.