A Secretaria de Obras está utilizando, pela primeira vez, tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) para drenagem pluvial - água da chuva - em Jaraguá do Sul.

O projeto está sendo executado na Rua Johann Bruch, no bairro Rio Cerro II, onde será instalado um novo Centro Municipal de Educação Infantil.

Essa é a primeira vez que os tradicionais tubos de concreto não serão usados para drenar a água da chuva.

Foto: Divulgação

O gerente de Obras, engenheiro Ivan Wolter, explica que a via nao tem desníveis e que, por isso, os tubos de concreto não eram indicados para o local. Depois de um estudo da equipe de engenharia, foi concluído que os tubos PEAD seriam os ideais.

Wolter cita, ainda, que esses tipos de tubo têm baixa manutenção, alta durabilidade, são mais fáceis de instalar e dimiunem o diâmetro do tubo, possibilitando mais velocidade no escoamento água, comparados com os tubos de concreto.

“A desvantagem é o preço, pois exigem mais investimento. Nossa equipe vai avaliar a questão de custo-benefício para próximas utilizações desse tipo de tubo”, pondera o gerente.

Comparativo do Tubo PEAD x tubo de concreto

Resistente a impactos e corrosão não resistente a impactos
Baixo atrito e mais vazão de água paredes ásperas, mais atrito
Mais leve (30 vezes mais leve) Mais pesado
1 tubo tem 6 metros de comprimento 1 tubo tem 1 metro de comprimento
Vida útil de 60 anos vida útil de 30

(Fonte internet - Google)

Redes de água

A utilização dos tubos de PEAD em obras públicas de Jaraguá do Sul começou com o Samae, em 2019. A autarquia da Prefeitura implantou aproximadamente seis quilômetros de redes de água com este tipo de material. As ligações entre estações de recalque de água tratada (ERATs) do Boa Vista e do Rio Molha e um trecho no Bairro Czerniewicz (Doering) são feitas com tubos de Polietileno de Alta Densidade.

Foto: Divulgação