Projeto de nova linha de transmissão de energia engloba Jaraguá e Corupá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

14/09/2017 - 06:09 - Atualizada em: 14/09/2017 - 16:06

Uma audiência pública marcada para a noite desta quinta-feira (14) irá apresentar e discutir o projeto para a construção de uma nova linha de transmissão de energia que irá interligar o norte de Santa Catarina ao Paraná. O projeto, comandado pela distribuidora paranaense Copel, prevê investimentos em torno de R$ 193 milhões para a construção de 144,5 quilômetros de linhas de transmissão em nove municípios – entre eles Jaraguá do Sul, onde estão previstos o uso de 31 quilômetros de extensão territorial. A audiência pública acontece na Scar, às 18h, e é aberta a toda a população.

O trajeto para implementação da nova linha parte de São José dos Pinhais, passando por Mandirituba e Tijucas do Sul, no Paraná, e segue por Campo Alegre, São Bento do Sul, Corupá, Jaraguá do Sul, Pomerode e Blumenau. No percurso estão previstas a construção de 289 torres de transmissão, localizadas a cada 500 metros, em média. No município, os bairros Braço Ribeirão do Cavalo e Vila Machado são os mais próximos ao traçado da linha.

Durante a audiência pública, os munícipes de toda a região poderão tirar dúvidas e apresentar críticas ou sugestões sobre a obra, que está entre as iniciativas previstas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com a Superintendente de Meio Ambiente da Copel, Luisa Cristina Nastari, o projeto é supervisionado pelo Ibama, que será o órgão responsável por analisar as críticas e sugestões apresentadas durante as audiências públicas, assim como emitir a licença de instalação que libera o início das obras. A obra também engloba um estudo posterior com propostas e programas estabelecidos pela Copel para minimizar os possíveis impactos ambientais do projeto. A expectativa, segundo Luisa, é que o processo de análise e emissão da licença leve em torno de seis meses.

“O sistema de energia brasileiro é todo interligado, de forma a prover mais flexibilidade ao acesso de energia em cada região. Um dos pontos mais importantes do projeto é reduzir a dependência da usina termelétrica Jorge Lacerda (localizada em Capivari de Baixo, SC)”, explica Luisa. “Com esta nova linha, conseguimos escoar outros tipos de energia, aumentando a variedade de fontes e a confiabilidade do sistema, uma vez que com mais linhas o sistema é capaz de se ajudar em caso de problemas. Isso é muito benéfico, especialmente para a indústria, e traz avanços para os municípios e estados”, detalha.

Serão mais de 144 quilômetros de cabos, que passam por dois municípios da região: Corupá e Jaraguá do Sul | Imagem Divulgação

Segundo Luisa, a obra será realizada com recursos próprios da Copel, uma vez que a empresa participou de um leilão de transmissão de energia realizado pela Aneel no final de 2015. A concessão da linha é de 30 anos. “Tivemos também uma audiência pública em São José dos Pinhais e a aceitação tem sido grande. A participação pública é fundamental, especialmente para as pessoas e empresas onde a linha de transmissão estará próxima de suas propriedades”, salienta Luisa. A linha de transmissão vai ocupar uma área de aproximadamente 867 hectares, em toda a sua extensão, dos quais 77,7 hectares precisarão ser desmatados para as torres e acessos do projeto.

A estimativa é que a obra envolva uma equipe média de 200 trabalhadores, sendo que estão previstas as instalações de quatro canteiros de obras principais nas cidades de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul, Campo Alegre e Jaraguá do Sul, além de um canteiro de apoio em Pomerode. Segundo o documento divulgado pela Copel, a perspectiva é de que as obras de implantação sejam realizadas em um período de 27 meses. Deste período, três meses serão dedicados às atividades de planejamento e mobilização, 20 meses à construção e montagem da linha e, por fim, quatro meses para o lançamento dos cabos e comissionamento.